Marketing Digital

6 estratégias de marketing para impulsionar um podcast

O podcast é um novo produto de áudio que tem ganhado não apenas fãs, mas também pessoas que desejam utilizá-lo como forma de produzir conteúdo. Nos últimos anos esse formato vem crescendo cada vez mais nas plataformas de streaming. 

Disponibilizado no meio virtual, esse conteúdo de áudio é uma forma de divulgar ideias, produtos, pessoas ou apenas ser um caminho para entregar engajamento para algum assunto ou empresa. 

É por isso que quem deseja investir nesse formato precisa se atentar para as formas de disseminação desse conteúdo, de forma que ele conquiste o público-alvo.

Assim, uma boa intenção para atingir os objetivos desejados com esse formato é utilizar das estratégias de marketing, que irão abrir portas para uma comunicação mais fluida e para aquilo que boa parte dos produtores de conteúdo desejam, o sucesso. 

O que é um podcast 

Tendo como berço o rádio, o podcast é um programa de áudio divulgado em plataformas virtuais com o objetivo de informar o ouvinte sobre algo. 

Seja para falar sobre cinema, curiosidades, armário aéreo escritório, política ou trazer entrevistas com diversas personalidades, o conteúdo produzido é disponibilizado de uma forma infinita para os ouvintes, diferente dos programas de rádio que tem um horário fixo. 

Surgindo no início dos anos 2000, mais precisamente em 2004, um grande fator que incentivou o desenvolvimento desse produto foi o avanço tecnológico e a popularização da internet. 

Por meio dessas duas ferramentas, programas de rádio especialmente de grandes emissoras, passaram a salvar os conteúdos que produziam e que eram transmitidos ao vivo nas estações e postá-los em seus sites. 

Assim, com o passar do tempo, a prática foi ganhando cada vez mais espaço não só nas emissoras, mas também em produtores independentes, que agora entram em um estúdio para gravar podcast sem ele precisar ser transmitido fora do mundo virtual. 

A popularização do podcast 

Apesar de ter surgido em 2004, foi realmente em 2014 que o podcast começou a se popularizar intensamente no meio dos internautas, impactando até mesmo a mídia externa como os jornais, por exemplo. 

Toda essa difusão tem como principal motor as redes sociais que servem como uma forma de divulgação e até mesmo de produção de conteúdo. 

Com a postagem de trechos de entrevistas, trechos estes que não são apenas aúdio, mas também imagens da gravação, pessoas se interessam pelo assunto que está sendo comentado e procuram o podcast nas plataformas de streaming. 

Essas plataformas também foram ferramentas que ajudaram na propagação desse tipo de conteúdo, afinal, muitas delas surgiram inteiramente com esse propósito. 

Como é a gravação de um podcast 

O primeiro passo para gravar um bom podcast é ter um lugar com uma boa acústica, no caso estúdios de gravação, e ter os aparelhos corretos para a captação de áudio e também para o tratamento do que foi gravado, esses equipamentos podem ser:

  • Microfone;
  • Gravador de áudio;
  • Software de edição de áudio;
  • Conta em uma plataforma de divulgação.

Esses quatro pilares são essenciais para o surgimento de um podcast. Atualmente, existem pessoas que divulgam o áudio separado, como um programa de rádio e também a imagem da gravação do podcast.

Para isso, é necessário investir em bons aparelhos de captação de imagem, como uma câmera profissional, câmera de celular ou até mesmo câmera de rua, caso deseje passar uma imagem mais conceitual do conteúdo. 

Entretanto, para de fato fazer um bom podcast as ações não se resumem apenas na compra de tecnologias de ponta, é necessário dar atenção para o conteúdo em si. 

Para pessoas tímidas e que desejam falar melhor, uma boa alternativa é investir em um curso de comunicação e expressão, que ajudará em uma comunicação mais clara, fluida, sem grandes problemas de dicção.

Outro ponto que precisa de atenção é o roteiro, é importante pensar em como a mensagem será transmitida para o ouvinte de forma que ele consiga compreendê-la por completo e que fique interessado em terminar de escutar o programa e acompanhar outros episódios. 

E quando se fala sobre isso, é crucial que o produtor tenha em mente qual será o tema do seu programa. Se ele irá falar sobre notícias em geral, sobre música e arte ou sobre espelhamento veicular, por exemplo.

Quando o tema é definido, torna-se mais fácil preparar um roteiro instigante e que cumpra com o papel de comunicar e informar. 

Como utilizar o marketing em um podcast 

Com o podcast gravado, o próximo passo é postá-lo nas plataformas de áudio. A maioria delas, especialmente as mais populares, são gratuitas e, com isso, já abrem um caminho mais fácil para o novo produtor de conteúdo. 

No entanto, não basta apenas publicar o programa e contar para alguns amigos. Para de fato atingir um grande público e conquistar a ascensão, é importante e crucial trazer o marketing para dentro do planejamento do conteúdo. 

Tendo um papel importante em todas as esferas sociais, o marketing é um conceito repleto de ferramentas que ajudam na divulgação de um produto, o tornando desejável, ou seja, mais atrativo para o público. 

Utilizado em diversos meios, como para alavancar as vendas de uma loja de uniforme executivo masculino, por exemplo, ele também pode e deve ser aplicado quando o assunto é a propagação de um podcast. 

Neste caso, ele possui algumas estratégias específicas que levam o ouvinte a engajar com o conteúdo, criando uma espécie de divulgação orgânica, que nada mais é que a famosa indicação boca a boca. Algumas dessas ferramentas são: 

  • Otimização de SEO;
  • Distribuição em outros canais;
  • Adaptação do formato;
  • E-mail marketing;
  • Participantes;
  • Avaliação. 

Cada uma dessas estratégias formam uma boa base para que o programa de podcast se espalhe na internet e também seja comentado no mundo concreto entre os grupos de pessoas. 

Otimização de SEO 

Muito comentado, principalmente quando se fala sobre a produção de conteúdo para blogs, a otimização de SEO é uma forma de fazer o podcast ser encontrado de forma mais fácil e rápida nos sites de pesquisa. 

Para isso, é necessário preencher todos os campos nas plataformas na hora de postá-lo. Esses campos são: palavra-chave, título e meta descrição. 

É importante preenchê-los corretamente, sempre utilizando palavras que o público ou novas pessoas possam utilizar na hora de buscar sobre um determinado tema. 

Por exemplo, se o episódio é sobre banner 2×2 personalizado, a palavra-chave utilizada será banner. 

Distribuição em outros canais

Não ficar preso apenas às plataformas é outra forma de estimular a propagação de um programa de podcast. Colocar o link nas redes sociais e em postagens de blog proporcionam que esse conteúdo seja encontrado de outra maneira. 

Adaptação do formato 

A adaptação nada mais é que fragmentar o áudio em outras formas de consumi-lo. A publicação de vídeos da gravação do podcast no Youtube, por exemplo, é outro tipo de formato. 

Uma boa alternativa também é transcrever o áudio e publicá-lo em formato de blog, sempre colocando o link que levará para o programa no fim da postagem. 

Condensar esse conteúdo em imagens, para que elas sejam publicadas nas redes sociais, também é um outro tipo de formato que atrai bastante atenção. 

E-mail marketing 

Caso o produtor de conteúdo já tenha uma base de leads, ele pode utilizá-la para enviar e-mail marketing a cada vez que um novo episódio entrar no ar. 

Dessa forma, o público-alvo deste produtor será informado constantemente sobre o podcast, de forma que ele se torne um ouvinte fiel. 

Participantes 

Não é porque o podcast não é focado em entrevistas que ele não possa receber uma participação especial. 

Criar pelo menos um episódio diferente e convidar uma personalidade que chame atenção é uma forma de promover o engajamento do conteúdo. 

Parceria com outros podcasts também é uma estratégia de marketing, pois assim o público que será impactado será ainda maior. 

Avaliação 

Por último, mas não menos importante, tem-se a avaliação, que pode ser pedida pelo próprio apresentador do podcast a cada fim de episódio ou no início do programa.

Esse pedido pode se estender para as redes sociais e para amigos próximos, afinal, qualquer engajamento é bem-vindo na hora de tornar o podcast mais conhecido no mundo virtual. 

Considerações finais 

Criar um podcast é um processo que exige concentração, planejamento e estudos em diversas áreas, não apenas no tema que será tratado. 

É importante conhecer melhor as ferramentas de marketing para que o conteúdo produzido tenha um melhor alcance e se torne popular.

Um bom podcast não está apenas ligado a temática, mas também em todo o trabalho de pré-produção. Hoje, qualquer tema é buscado nas redes e qualquer pessoa ou empresa pode apostar nesse tipo de produto, como uma empresa de portaria virtual, por exemplo.

Assim, se atentar para as ferramentas de marketing é um passo crucial para que esse trabalho alcance a posição desejada no mundo virtual. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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