Marketing na internet

Quais são os pilares do marketing?

Os pilares do marketing são parte de um grupo de estratégias, que servem para definir a forma com que a empresa vai chegar até o seu público-alvo, e como o negócio vai se pôr em posição dentro do mercado para poder alcançar todas metas que foram traçadas.

É muito importante que as empresas entendam os pilares do marketing, até uma empresa que trabalha com a venda de bateria estacionária 220 amperes necessita ter conhecimento dessa estratégia.

Isso se dá porque são esses pilares que estarão norteando todos os pontos das campanhas criadas dentro de uma empresa.

Afinal, sem esses pilares fica muito difícil que as empresas construam as suas estratégias e cheguem de fato ao seu público-alvo. É quase imprescindível que as bases do marketing de fato sejam bem conhecidas e muito bem entendidas para que o marketing seja aplicado.

Uma empresa que vende saco plástico transparente com lacre, deve não só entender todos esses pilares, mas tentar aplicá-los da melhor maneira possível, em conjunto com o time de marketing e, de fato, não são coisas difíceis de serem aplicadas nas campanhas.

Esses pilares, são justamente alguns conceitos de marketing que nunca morreram. A internet surgiu, os clientes mudaram, as transformações foram rápidas, mas os 4 Ps do marketing continuam sendo um dos centrais frameworks das estratégias das empresas.

Quem estuda marketing e publicidade de fato conhece os 4 Ps do marketing e sabe que significam os quatro pilares de uma estratégia que é o Preço, Produto, Praça e Promoção.

Esses são os quatro pilares que definem como a empresa vai chegar até o seu público-alvo e alcançar todas as suas metas.

É também evidente que esse conceito, desenvolvido na década de 1960, já passou por inúmeras revisões, principalmente para se adaptar à era digital. Mas ele segue se fundando, no entanto, nas decisões de todas as empresas mundo afora.

Por isso, uma empresa que vende brindes criativos corporativos, por exemplo, deve investir pesado em uma equipe de marketing que seja especialista nesses pilares do marketing. Visto que são conceitos que vêm sendo desenvolvidos por várias décadas.

Entendendo o que são os 4 Ps do marketing

Os 4Ps vão se resumir aos conceitos básicos dos pilares da estratégia de marketing, que são: o preço, produto, praça e promoção. 

Portanto, eles são chamados assim por trazerem as iniciais dessas palavras que vão representar as variáveis das ofertas que os negócios fazem ao público-alvo a fim de completar os objetivos de marketing.

Essa é a principal classificação usada para falar do Mix de Marketing ou Composto de Marketing, que pode envolver ainda outras variáveis. Mas, esses termos costumam ser utilizados como sinônimos dos 4 Ps.

Segundo o marqueteiro Philip Kotler, que popularizou o conceito, os 4 Ps do Marketing são variáveis gerenciadas pelas empresas. Portanto, são decididas internamente, no momento dos planos e conforme as metas de marketing, para impactar as respostas dos clientes.

Além disso, são algumas variáveis interdependentes, já que uma influencia a outra e vai depender dela para o sucesso. Por isso, elas devem ser feitas em conjunto para que estejam alinhadas e promovam uma percepção única e valiosa sobre a empresa.

Os 4 Ps e sua importância

Não é algo ao acaso que os 4 Ps do Marketing passaram por décadas e continuam sendo usados e estudados até no marketing da atualidade.

O Mix de Marketing tem muita importância para os negócios, como uma ferramenta que direciona o planejamento e faz com que as estratégias sejam eficientes no mercado. A seguir, enumeram-se as principais razões que explicam a necessidade desse conceito:

Disseminar o posicionamento ao público-alvo

Os 4 Ps do marketing servem para colocar a empresa no mercado, de acordo com o posicionamento que ela deseja alcançar.

Portanto, as definições de Preço, Produto, Praça e Promoção são responsáveis por disseminar esse posicionamento ao público-alvo e fortalecer a imagem da empresa na mente dos consumidores.

Por isso, os 4 Ps também estão ligados ao branding, já que indicam bem os pilares da empresa nos pontos de contato com o consumidor.

Sem todas essas definições, o posicionamento tende a não se fundamentar no mercado ou pode ser transmitido de forma desordenada, o que vai confundir a percepção sobre a empresa.

Desenvolver estratégias integradas

Pôr a empresa no mercado não quer dizer sair divulgando e vendendo os produtos por aí. É necessário planejar o Composto de Marketing de maneira integrada e alinhada.

Esse alinhamento ocorre a partir da definição do público-alvo e do posicionamento de mercado que guia todos os 4 Ps. 

O objetivo deve ser sempre o cliente e a imagem que a empresa quer provocar na mente do cliente. Assim, todas as definições se tornam mais coerentes na percepção do mercado.

Encobrir todos os pontos de contato

Usar o framework dos 4 Ps do Marketing ajuda a contemplar todos os pontos de contato com o cliente. O que acontece é que, quando se fala em marketing, é comum pensar-se só nas ações de promoção e divulgação da empresa.

Só que a visão sobre a marca e a decisão de compra é bem influenciada por diversos outros fatores. Buscar o preço, experimentar o produto, entrar no ponto de venda ou ver algo nas redes sociais todos esses momentos são conexões que compõem a experiência.

Se diferenciar dos concorrentes

Ao fazer as estratégias do Composto de Marketing e fundamentar o posicionamento, a marca se diferencia da concorrência. Afinal, o posicionamento procura um espaço único e valioso na mente do público-alvo, que não seja ocupado.

Então, todas as estratégias de preço, produto, praça e promoção devem ter a capacidade de consolidar essa imagem, ao passar a essência, os diferenciais e a proposta de valor da marca aos clientes, é isso que uma empresa de clip strip displays deve fazer.

Quais são esses pilares do marketing digital?

Cada um dos pilares do marketing digital devem estar presente em todas as estratégias, visto que são de fundamental necessidade para o bom andamento do marketing digital nas companhias. Eles são:

  • Posicionamento;
  • Conteúdo;
  • Tráfego qualificado;
  • Relacionamento;
  • Monitoramento.

Esses são os cinco principais pilares do marketing digital, cada um deles tem a sua importância para a boa estratégia de marketing digital. E o papel de cada um deles é:

O posicionamento

O posicionamento é a forma como a empresa quer ser vista na internet. São valores definidos ainda no planejamento de marketing, levando em conta, principalmente, os aspectos da própria marca, visão e missão dos concorrentes, buscando uma diferenciação.

O conteúdo

A criação de conteúdo é o segundo pilar do marketing digital e uma das principais maneiras de as empresas se posicionarem dentro da web.

Muitas empresas buscam se colocar como autoridade na área de atuação ao trazer dados úteis e valiosos a um público específico e ávido por mais informações.

O tráfego mais qualificado

De nada adianta ter um ótimo posicionamento e conteúdos bons se esses não são enviados para as pessoas certas. 

Para ter tráfego qualificado, ou seja, ter visitas e se conectar com o público que tem mais chances de comprar a oferta, é necessário segmentar a comunicação. É isso que uma empresa que vende ponte rolante manual deve fazer.

A conexão

Um aspecto importante da internet é que, na comunicação, as pessoas comuns e negócios estão no mesmo nível. Sabe-se que são produtores de conteúdos, receptores e divulgadores de mensagens.

As pessoas, há muito tempo, já deixaram de ser só meros espectadores. Por isso, é preciso desenvolver ótimas relações entre a empresa e o público, tentando se aproximar cada vez mais da rotina dos clientes.

Nesse ponto, as redes sociais e o e-mail são os canais de comunicação mais usados hoje em dia para as empresas se relacionarem com os consumidores. E esse modelos podem ser usados também por uma empresa içamento.

O monitoramento

O último dos 5 pilares do marketing digital é o mais característico do mundo virtual. A possibilidade de medir em tempo real as principais métricas de desempenho é um dos principais chamativos da presença digital para qualquer empresa.

Considerações finais

Para fixar o conhecimento é possível usar como exemplo uma empresa de reforma de sofá em Barueri, que pode perceber que os pilares do marketing ou 4Ps são de fato muito flexíveis. Podendo dar mais importância a uma outra variável ou adicionar outros fatores.

Com isso, pode-se adaptar as coisas às necessidades e realidades da empresa. Afinal, não adianta sair por aí construindo campanhas baseadas em apenas uma das variáveis, sem ter condição para tal.

Assim, é importante que uma empresa que vende teto de vidro para varanda, invista com base em sua realidade, desse modo as chances de ter sucesso são muito maiores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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