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Growth marketing: o que é e como funciona?

Growth marketing é uma estratégia muito importante para que o negócio tenha um crescimento mais ágil e eficaz. Hoje em dia, muitas transformações digitais e comportamentais acontecem ao mesmo tempo, e isso muda a roupagem do marketing.

É uma situação que faz surgir novos termos e conceitos, além de novas formas de investir em marketing. Da mesma maneira, são alterações constantes que mudam até mesmo o modo como as pessoas empreendem.

Em meio a todas essas alterações, o growth marketing tem o propósito de ajudar no crescimento de negócios disruptivos e que buscam crescimento exponencial. Qualquer organização que tenha essas características, precisa entender sobre o assunto.

Também conhecido como marketing de crescimento, tem o objetivo de gerar crescimento exponencial, com base em hipóteses e testes científicos. É algo que está presente em todos os canais de marketing e conta com engenheiros como parceiros.

É algo bem diferente do marketing tradicional que tem o objetivo de vender e gerar brand awareness. Mas para colocar em prática, é necessário se aprofundar um pouco mais no assunto.

Este artigo vai mostrar o conceito de growth marketing, de que maneira a organização pode se beneficiar e algumas dicas para aplicá-lo ao negócio.

Entendendo o conceito de growth marketing

Growth marketing, também conhecido como marketing de crescimento, é uma estratégia que está mudando completamente a gestão de vendas e os processos de aquisição e retenção de clientes.

Seu propósito é o crescimento das organizações, mas também está chamando a atenção das startups, por isso é muito útil para as empresas que querem inovar em seu mercado de atuação.

Pode ser usado, por exemplo, por uma empresa de descartáveis atacado, mas mesmo que seu foco seja o crescimento, não é uma estratégia que serve apenas para vender.

Na verdade, ele segue a premissa de que, mais importante do que fechar vendas, é reter clientes e gerar receita recorrente entre os compradores que já foram fidelizados pelo negócio.

Essa estratégia é um ramo do growth hacking, e a principal diferença entre eles é que o growth marketing não é voltado para a experimentação da mesma forma que o growth hacking. Na verdade, seu foco é crescimento ágil, retenção e aquisição.

Benefícios do método para as empresas

Investir nessa estratégia pode trazer muitos benefícios para a organização, e entre os principais motivos para aderir a ela estão:

  • Reduz custos;
  • Melhora a eficiência do marketing;
  • Conta com trabalho profissional;
  • Aumenta os lucros;
  • Usa as ferramentas corretas;
  • Traz entendimento sobre a persona;
  • Escala o negócio.

Para um fabricante de palete de madeira com flores um dos maiores benefícios é a economia, pois ao investir nessa prática, a organização consegue reduzir custos desnecessários.

Ela funciona por meio de uma operação baseada em análise de dados, e a tendência é que a eficiência das ações aumente, ao mesmo tempo em que as falhas diminuem.

Para funcionar, é necessário montar um time de growth marketing com profissionais qualificados e com experiências em diferentes áreas do conhecimento, como growth hacker, desenvolvedor de conteúdo, analista de dados e por aí vai.

Por conta disso, a organização terá acesso a profissionais experientes e que possuem a expertise necessária para assumir a demanda e alcançar bons resultados.

Uma vez que os profissionais são qualificados, eles sabem quais são as melhores ferramentas estratégicas, analíticas e gerenciais.

Existem muitas organizações que se mantêm presas ao Google Analytics, e mesmo que seja um ótimo recurso para auxiliar nas estratégias de SEO e mídia paga, acaba se voltando apenas para o volume das métricas.

A partir do momento em que o negócio investe em growth hacking, vai contar com recursos ainda mais completos que mostram tudo sobre a jornada do cliente, incluindo dados pessoais como nome, profissão e localização.

Um fabricante de baia estação de trabalho vai mergulhar no processo de conversão e entender quais são as páginas, publicações no blog, páginas de conversão, formulários e outros recursos que trazem os melhores resultados.

São detalhes que vão direcionar as otimizações e esforços e encontrar melhorias que farão o negócio crescer.

Os produtos e serviços oferecidos pela empresa precisam se destacar como se fossem a única opção do mercado, ou seja, eles devem ser a primeira opção de escolha do cliente.

Entender esse propósito é fundamental para alcançar um patamar elevado e compreender melhor quem é a persona da marca.

Muitas companhias acabam levantando dados rasos e que não ajudam a compreender quem realmente é seu perfil de cliente ideal e quais são suas motivações.

Nesse contexto, o growth marketing surge como a solução ideal porque consegue desvendar totalmente a persona da companhia.

Com isso, uma empresa de restauração de cadeiras antigas consegue rastrear facilmente os passos de seus leads, desde a primeira conversão pelo formulário até a abertura do e-mail.

Por fim, todo o investimento em growth marketing faz o negócio crescer exponencialmente, visto que consegue organizar os pensamentos e faz com que os setores de marketing, vendas e customer success atuem em conjunto.

Como aplicar o growth marketing no negócio

Para implementar essa estratégia, a organização precisa seguir um passo a passo com as seguintes etapas:

Identificar o público

Existem clientes de todas as idades e estilos que vão até a loja, mas se o gestor fizer uma análise cuidadosa, vai perceber alguns grupos que têm mais chances de comprar do que outros.

Por exemplo, pode ser que os clientes de uma loja vivam em determinada região ou que a maioria seja homem, que tenham determinada faixa etária, que estejam dentro de uma renda específica, entre outras possibilidades.

Depois que um fabricante de parquinho de madeira rústico define quem é seu público-alvo, terá mais facilidade para identificar nichos de audiência.

Um exemplo disso são mulheres mais velhas, mulheres jovens, mulheres de meia idade, entre outros grupos que possuem suas próprias necessidades e desejos.

Conhecer os clientes em potencial

Depois de determinar o público, também é muito importante conhecer os clientes individualmente, por meio de pesquisas de tendências que mostram as características demográficas e a melhor forma de fazer isso é chegar nas pessoas.

Se a marca não tem uma boa presença online, pode começar com os clientes da loja, oferecendo descontos e brindes para quem responder algumas questões.

Agora, se a organização tem uma boa presença online, pode fazer essa pesquisa por meio de algumas plataformas.

Selecionar boas plataformas

Existem cerca de 200 redes sociais, mas apenas algumas delas se popularizaram e as organizações não precisam usar todas para se comunicar com o público.

Por conta disso, uma pessoa que está pesquisando sobre persiana preço não precisa ir muito longe para encontrar suas marcas favoritas, da mesma forma, essas organizações também não precisam ter perfis em todas as redes sociais.

As mais comuns são o Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn e Instagram, lembrando que outras plataformas estão em fase de crescimento, como no caso do TikTok e outras são um pouco usadas, mas muito efetivas, como o Pinterest.

Criar bons conteúdos

Depois de selecionar as plataformas, chegou o momento de criar bons conteúdos, sempre tentando variar seus formatos para alcançar a maior quantidade possível de pessoas.

Um fabricante de bloco de encaixe para construção pode criar publicações no blog, infográficos, white paper, e-books, áudios, vídeos, entre outras possibilidades.

É muito importante fazer uma análise para identificar o tipo de conteúdo que impulsiona as vendas, depois, eles devem ser abordados em diferentes formatos e distribuídos nas plataformas escolhidas.

Mas a organização também pode trabalhar com outras práticas, como os cupons de desconto, concursos nas redes sociais e pesquisas de satisfação.

Testar os resultados

Assim como no caso do growth hacking, o growth marketing também precisa de análises de dados, e a companhia precisa reunir o máximo de informações possíveis para se certificar de que sua estratégia esteja realmente funcionando.

Um fabricante de rosca transportadora tubular também deve ter em mente que nem todas as ações consideradas bem-sucedidas vão gerar vendas e lucros instantaneamente.

A organização precisa de ajuda profissional para testar os resultados e avaliar o que funciona e o que não funciona e a partir daí tomar as devidas providências.

Considerações finais

Investir em marketing é uma necessidade para qualquer negócio, independentemente de seu mercado de atuação, mas existem diferentes estratégias que podem ser colocadas em prática.

Uma delas é o growth marketing, voltado para os negócios que desejam obter crescimento exponencial, como no caso das startups.

Seguindo as dicas mostradas ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil alcançar o que se propõe e aproveitar todos os benefícios que só essa estratégia pode trazer. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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