Marketing de performance: conheça 4 técnicas
O marketing de performance é mais do que uma estratégia do meio digital, nesse caso as ações são pagas de acordo com a performance da campanha, anúncio ou quando a conversão almejada é alcançada.
Essa conversão pode ser caracterizada de diversas formas, como um lead, uma venda ou até o engajamento das pessoas. O tipo de conversão está totalmente ligado ao tipo de estratégia e resultado que a empresa deseja alcançar.
Há diversas estrateǵias no digital, mas as empresas, como uma especializada em instalação ar condicionado central, tem optado por usar o marketing de performance como sua principal estrateǵia, pois ela permite fazer a metrificação de todos os resultados.
E, com o avanço do marketing digital, a área deixou de lado as estratégias mais antigas para usar o marketing de performance, justamente por conta do foco que passa a ter nos resultados e em sua mensuração. Assim, é possível entender como está indo a campanha.
Um negócio que vende as coroas de flores necessita entender como as campanhas estão se saindo, sem uma métrica e sem dados importantes, não é possível fazer uma análise profunda a respeito do andamento das campanhas da empresa.
Os negócios comprometidos em alcançar altos resultados devem ter uma base sólida de informações para direcionar a sua tomada de decisões. Para auxiliar nesta missão, é que surgiu o marketing focado em resultados.
Um tratamento de efluentes, deve ser totalmente baseado em resultados, dados e análises realistas sobre esses problemas. Pois só assim, é possível pensar em uma boa solução e que traga benefícios sem nenhum risco que seja extremo para a empresa.
Conceito deste tipo de marketing
O marketing de performance é uma estratégia digital, na qual as ações são pagas apenas na performance da campanha, anúncio ou quando a conversão almejada acontece.
Essa conversão, definida antes da veiculação dessas campanhas, pode ser uma venda, a geração de algum lead ou o próprio engajamento do público-alvo, por exemplo.
O objetivo das ações de marketing de performance é o uso de mídias exatas para ter um retorno que seja mensurável e positivo de cada atividade feita.
E felizmente, para chegar neste tão almejado retorno, existem inúmeras mídias de performance que devem ser usadas de forma mais assertiva para chegar até a meta final.
Vale dizer que cada modelo de mídia digital oferta recursos essenciais para quem quer bons números de conversão e, evidentemente, monitorar de perto o retorno sobre investimento em cada uma das campanhas.
Por que usar essa estratégia e não a tradicional?
O hábito de consumo das pessoas varia ano após ano, nos dias de hoje o mais comum é comprar nas lojas online, sejam elas marketplaces, lojas em redes sociais ou até mesmo grandes franquias que atuam de forma online e com lojas físicas.
E diante de um contexto assim, onde existem diversas opções e que aumentam rapidamente, o grande desafio das empresas é como acompanhar todas essas mudanças e se fazer presente na jornada de consumo dessas pessoas.
E é justamente nesse cenário que o marketing de performance surge como uma solução. Na prática, ele oferece várias vantagens que o formato tradicional de marketing não pode retornar. Nos parágrafos a seguir, serão apresentadas algumas delas.
A alta capacidade de mensuração. Graças a tecnologias e às plataformas mais evoluídas de anúncios, todos os dados de uma campanha são rastreáveis e possíveis de se monitorar de perto.
Além de um bom rastreamento, o marketing de desempenho é ligado ao ROI, o que significa menos riscos para quem anuncia. Com menos riscos, pode-se agir mais rápido e sem depender de uma gama de fases e aprovações para pôr as campanhas no ar.
A integração de estratégias. A empresa pode usar várias mídias e serviços para ter um marketing de alta performance. Na prática, isso quer dizer que ela pode fazer um planejamento de Google Ads integrado com as estratégias de Social Media, por exemplo.
Com integrações assim, o anunciante pode produzir ações muito mais exatas e ocupar espaços estratégicos nos locais onde seu público está alocado, podendo reduzir muito o caminho entre o usuário e a conversão.
Com a criação de relatórios em tempo real, que foi comentado anteriormente, o modelo de performance é muito mensurável e, com isso, vem diversas chances para criação de relatórios e dashboards que ajudam a monitorar os resultados em tempo real.
No mundo da performance digital este é um fator precioso para o sucesso da estratégia, sair na frente de todos os concorrentes em tempo real pode produzir mais vendas, mais visibilidade e mais lucro.
Se antecipar aos erros ou oportunidades, com relatórios e variados outros recursos presentes em plataformas como o Google Ads e Facebook Ads, o anunciante pode saber antecipadamente e ajustar o custo unitário de cada ação da campanha.
Essa vantagem possibilita que a empresa aloque com antecedência o investimento para a ação que tem grande chance de ter algum tipo de retorno, para o seu negócio de divisórias de escritório, por exemplo.
A importância do marketing de performance
A importância está na qualidade dos dados gerados pelas ferramentas de medição online, as quais são vistas pelos analistas, tendo insights para decisões posteriores.
Para que o empresário entenda na prática, ele deve imaginar, por exemplo, que uma de suas estratégias de marketing digital são os anúncios no Google.
Não basta fazer anúncio. É necessário ficar ligado ao desempenho dele, ver se estão tendo muitos cliques, volume de pessoas visualizando, e muitas outras perguntas que devem ser feitas, para que a tomada de decisão seja baseada em dados concretos.
E esses fatores a serem analisados são conhecidos como métricas, que funcionam como índices de performance. E assim por diante, é possível avaliar detalhe a detalhe a fim de mantê-los sempre ajustados.
E no caso dos anúncios não estarem com uma ótima taxa de cliques, por exemplo, é necessário iniciar uma avaliação para descobrir o que está resultando no pequeno número de pessoas clicando. E, por isso, o marketing de performance tem uma importância grande.
Como aplicar o marketing performance?
Agora que o termo de marketing de performance já está evidente, assim como a importância de usar essa estratégia, é necessário conhecer e entender a forma de começar uma campanha de sucesso em para uma empresa de tratamento criolipólise.
Para criar uma boa estratégia de marketing de performance, é necessário que o responsável por ela inclua alguns pontos importantes, são eles:
- Elaborar bem o objetivo;
- As métricas da campanha;
- Os meios de divulgação;
- Orçamento.
Essas informações não podem ser esquecidas no momento de elaborar uma campanha. A seguir, os tópicos serão explicados com mais profundidade.
Elaborar bem o objetivo
Como já diria o senso comum, se a pessoa não entende para onde ir, qualquer lugar serve. No marketing de performance isso também é verdade. O primeiro passo para desenvolver uma campanha de sucesso é compreender o seu objetivo.
Pode ser a diminuição de CPC, o aumento do número de leads gerados, crescimento da taxa de cliques. Checar o que faz mais sentido e esteja objetivamente conectado com o planejamento estratégico da empresa é algo necessário.
As métricas
Com os objetivos definidos, o segundo passo para uma empresa que vende uniforme escolar infantil é encontrar todas as métricas que são necessárias acompanhar, a fim de ganhar aquilo que almeja.
Então, se a intenção é aumentar o número de leads gerados, é preciso definir um número de leads que deseja ser alcançado ou uma porcentagem de crescimento em relação a um certo período.
Os meios de divulgação
Avalie e ligue o histórico de presença da empresa no espaço digital junto ao foco. Assim, será mais fácil dizer quais são os canais de comunicação que serão usados em campanhas.
É também muito relevante levar em conta o perfil e o comportamento da persona, para entender se ela usa mais redes sociais ou se anúncios no Google devem ser mais efetivos. Contudo, não é exigido escolher só uma opção.
Orçamento
Com os canais bem definidos, dividir os valores que serão investidos em cada um deles é essencial para o monitoramento dos resultados. Principalmente, para monitorar as métricas da campanha de uma empresa de escolta armada.
Além disso, na hora de escolher o orçamento, também é fundamental dizer qual o valor máximo que vai poder ser gasto por clique e lead, por exemplo. Isso ajuda a não ultrapassar o valor que a empresa havia definido para um certo canal ou campanha.
Considerações finais
Por fim, para a campanha de marketing de performance ser boa, é necessário mensurar os resultados. Definir quais os números serão analisados diariamente e semanalmente.
Além disso, deve-se criar relatórios mensais, trimestrais e anuais, de modo que se tenha uma visão mais geral de como está o retorno do investimento.
Uma empresa que faz apartamento pequeno planejado deve fazer o mesmo e criar bons relatórios para analisar como andam os resultados da empresa e alavancar ainda mais o negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.