Estilo de vidaSociedade

Benefícios da natação para o corpo e a mente

natação é um esporte e atividade física de lazer que se baseia na locomoção dentro da água. As primeiras competições da modalidade aconteceram no século XIX, durante as Olimpíadas de 1896.

Atualmente, a natação é considerada como uma das modalidades esportivas mais comuns no mundo todo. Os esportes aquáticos são perfeitos para pessoas que gostam de ter contato com a água, e no caso da natação, é uma opção versátil.

A modalidade também é considerada como um exercício completo, podendo ser praticada em piscinas, mar, rio, lagos e lagoas. Para aprender com segurança, o ideal é contar com um instrutor e espaços adequados.

De modo geral, praticar atividade física é muito importante para a saúde do corpo e da mente, pois beneficia a circulação sanguínea, a saúde do coração e a qualidade do sono.

Os exercícios também fortalecem os músculos e as articulações, além de prevenir doenças. No caso da natação, outro benefício é o fortalecimento dos pulmões e da respiração, por isso, é indicada para pessoas com algum problema respiratório.

Este texto vai explicar os benefícios da modalidade, quem pode praticar, como aprender natação, quais são os tipos de nados, os equipamentos necessários e explicar um pouco sobre as modalidades da prática.

Benefícios da natação

A natação é uma modalidade de atividade física ideal para quem quer perder peso, mas também traz muitos outros benefícios para a saúde, que contribuem para o bem-estar físico e mental.

A atividade é considerada como uma das práticas mais completas, pois trabalha boa parte dos músculos do corpo. Ela também fortalece as articulações e os ligamentos, o que melhora a postura e a flexibilidade dos membros.

Em um espaço com instalação led piscina, a natação pode ser praticada durante a noite, o que contribui para o gasto calórico, principalmente se for combinada com uma dieta equilibrada.

Esse tipo de exercício também é indicado para combater o estresse, melhorar a circulação e a oxigenação sanguínea, além de favorecer o raciocínio e a memória.

A natação também se destaca por melhorar a respiração e a capacidade aeróbica, independentemente da idade do praticante.

Quem pode praticar natação?

Praticamente qualquer pessoa pode praticar natação, desde que esteja em bom estado de saúde. A modalidade não possui restrições relacionadas à idade ou ao porte físico, por essa razão, é bastante democrática e acessível para públicos de todas as idades.

É recomendável fazer aulas de natação para ter mais segurança em piscinas, no mar e em outros espaços semelhantes, pois assim o indivíduo tem mais domínio sobre seu corpo e segurança nesses locais.

As piscinas onde a natação é praticada recebem todo o cuidado necessário para a qualidade da água, desde aplicação adequada de cloro até cabeçote para filtro de piscina.

Crianças também podem aprender natação, desde que sejam supervisionadas por um adulto e por um instrutor capacitado.

Como aprender natação?

Assim como acontece com outras modalidades de exercícios físicos, a natação precisa ser ensinada por um professor qualificado.

Esse profissional é responsável por ensinar os primeiros passos do aprendizado, como aumentar a segurança na água, movimentação das pernas e dos braços, estratégias de respiração, além de ensinar a boiar.

Tipos de nados

A natação evoluiu muito como prática esportiva, por conta disso surgiram diferentes estilos de nados. Entre eles estão:

  • Estilo borboleta;
  • Estilo crawl;
  • Estilo costas;
  • Estilo peito.

O nado borboleta se dá por meio de movimentos ondulatórios das pernas e dos braços simultaneamente, projetados por cima da linha da água.

O nado crawl são braçadas alternadas verticalmente, que se alternam entre si. Já o nado de costas envolve os movimentos de braços e pernas alternadamente no mesmo estilo crawl, mas com o corpo de costas para o fundo da piscina.

Por fim, o nado de peito posiciona o nadador de bruços e ele deve projetar o corpo para cima da linha da água fazendo movimentos conjuntos com os braços e as pernas.

Equipamentos necessários para a natação

Assim como existe um uniforme para nutricionista hospitalar, ferramentas de trabalho, entre outros equipamentos que fazem parte de várias atividades, a natação também possui seus próprios acessórios.

Sua função é melhorar o rendimento durante a atividade, e entre os mais importantes estão os óculos de natação. São muito úteis para aumentar o campo de visão e trazer mais segurança para o nadador. Também protegem os olhos do contato com a água.

A touca é um acessório importante para proteger os cabelos dos efeitos prejudiciais trazidos pelos produtos químicos presentes na água da piscina, além de evitar que os fios caiam na água.

O flutuador é um equipamento usado por nadadores iniciantes para isolar os movimentos das pernas e para que possam se concentrar nos membros superiores. Mas para aproveitar os benefícios dos flutuadores, é necessário a supervisão do professor.

Em uma casa de repouso com nutricionista especialista em idosos, a prancha é usada para treinar o nado de costas, pois assim o indivíduo pode se concentrar no movimento de suas pernas.

Os pés de pato também podem ser usados nas aulas de natação para que o atleta consiga manter a postura dentro da piscina e movimentar melhor as pernas e os braços.

Benefícios da natação para a respiração

Como falado anteriormente, a natação é a modalidade física mais completa que existe, por essa razão, é muito valorizada no mundo todo.

Durante a prática, várias partes do corpo podem ser trabalhadas simultaneamente, o que melhora o condicionamento físico e a saúde de modo geral.

O nado estimula a circulação sanguínea, melhora a postura e o condicionamento físico, ajuda a queimar calorias, combate o estresse e a depressão, trabalha todos os músculos do corpo e ainda colabora com a qualidade do sono.

Um personal trainer particular especializado em natação pode ajudar o aluno a se recuperar de lesões e fortalecer o sistema imunológico.

A modalidade também é de baixo impacto e por isso não apresenta riscos para as articulações, além de poder ser praticada em qualquer idade.

Mas além de todos esses benefícios para o corpo e a mente, a natação é fundamental porque colabora com o tratamento de doenças respiratórias.

O estilo de vida moderno está gerando impactos negativos na saúde das pessoas, por isso os casos de alergias são cada vez mais comuns. Elas são agravadas pelas mudanças climáticas, alimentação inadequada e poluição.

Além disso, o uso de agrotóxicos é cada vez mais comum e todas essas questões estão agravando significativamente as doenças respiratórias, como bronquite, sinusite, rinite e asma.

Hoje em dia, muitos produtos estão sendo desenvolvidos para cuidar da saúde humana, como no caso das embalagens descartáveis para alimentos que evitam a contaminação por meio de agentes externos.

Mesmo assim, é muito importante praticar alguma atividade física para proteger ainda mais o organismo. A natação é a melhor opção para quem quer tratar e controlar problemas respiratórios.

Tanto é que existem muitos casos de atletas famosos que aprenderam a nadar por conta de problemas respiratórios, mas transformaram a prática em uma carreira.

Um bom exemplo é o ex-nadador Fernando Scherer que começou a nadar aos 14 anos para tratar a asma, mas conseguiu transformar a natação em sua profissão. Anos mais tarde, se tornou campeão mundial e olímpico.

Crianças que frequentam o maternal 1 e 2 podem praticar a natação, visto que não existem limites de idade. Aliás, quanto mais cedo começar, melhor.

Isso porque existem diversos fatores relacionados aos movimentos das áreas do corpo e ao trabalho de respiração que melhoram a saúde dos pulmões.

A natação alonga a musculatura intercostal e isso corrige problemas posturais e deformidades na caixa torácica que afetam o diafragma, podendo desencadear problemas respiratórios.

O praticante também exercita a caixa torácica, pois, durante o nado, os movimentos abrem e fecham as costelas. Isso fortalece a musculatura inspiratória e expiratória e aumenta a entrada e saída de ar.

Pessoas que fazem pilates para artrose no joelho podem praticar a natação com a supervisão de um instrutor, e justamente pelo fato de ser realizada dentro da piscina, ela melhora a capacidade de respiração.

Dentro da água, é necessário respirar de forma mais ampla, o que aumenta o trabalho dos pulmões e a capacidade cardiorrespiratória. A água mantém as narinas úmidas e isso elimina a secura típica provocada pela asma e outras alergias.

Considerações finais

A natação é uma modalidade de atividade física muito rica e seus movimentos colaboram para a saúde do corpo como um todo.

Não existe idade certa para aprender a nadar, por isso crianças, jovens, adultos e idosos podem aprender as diferentes modalidades de nados e conquistar mais qualidade de vida.

Para quem apresenta algum problema respiratório, a natação colabora com o tratamento por fortalecer os pulmões e a capacidade de respirar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo