Sociedade

Saiba como se adaptar ao anywhere office 

Trabalhar em qualquer lugar do mundo é a proposta do anywhere office, um modelo de emprego que tem ganhado destaque em vários empreendimentos do de diversos segmentos.

A tendência, que parece que veio para ficar, está relacionada com as transformações que vêm ocorrendo em todo planeta, estimulando as execuções das demandas de escritório em qualquer ambiente, seja ele a casa do colaborador, um restaurante, aeroporto ou outros.

Tendo como principal objetivo incentivar as atividades remotas, que podem ser de qualquer nicho, como manutenção teclado notebook a trabalhos publicitários, o anywhere possibilita ao funcionário maior flexibilidade e autonomia, mesmo com vínculo empregatício.

O que é o anywhere office?

Qualquer lugar pode virar o escritório de uma pessoa que trabalha no modelo anywhere office, modalidade que surgiu em 2020 com o início da pandemia do Coronavírus que atingiu todo o mundo.

De lá para cá, o que era para ser algo temporário, tornou-se uma forte tendência que vem crescendo cada dia mais dentro das empresas, que identificam uma série de vantagens em manter os seus colaboradores onde eles estão, desde que entreguem a demanda exigida.

Se diferenciando do home office, em que o funcionário só é liberado para trabalhar a partir da sua casa, o anywhere abre o leque para outras cidades, estados e até mesmo países, em qualquer ambiente em que ele se sentir confortável para realizar suas tarefas.

Por exemplo, um engenheiro especializado em desenvolver cabo de força para notebook Samsung pode realizar os seus planejamentos e criações em uma praia paradisíaca e apenas enviar o material para quem irá executá-lo.

E é justamente toda essa facilidade que tem encantado não apenas os empresários, mas os próprios funcionários, que encontraram na modalidade uma forma de fugir do estresse diário do trânsito e do próprio ambiente do escritório, que pode ser sufocante às vezes.

Além disso, o modelo ressalta o grande papel da internet e outras tecnologias na vida de toda população, pois é por meio delas que é possível estabelecer a comunicação entre líderes e colaboradores a distância, sem atrapalhar a troca de mensagens.

Supondo que uma assistência especializada em reparo botão home iPhone 7 decidiu deixar a sua equipe de marketing no anywhere office. Esse time poderá conversar diariamente, durante o seu horário de trabalho, por meio de e-mail, ligações e mensagens.

E, muitas vezes, essa comunicação à distância acaba sendo muito benéfica para os colaboradores, principalmente aqueles mais retraídos que poderão se comunicar por meio das ferramentas virtuais, tornando-se mais presentes nas demandas do dia a dia.

As vantagens do anywhere office 

Repleto de benefícios que vão desde a questões materiais até mesmo a produtividade, o anywhere office tem virado um queridinho exatamente por abraçar os patrões e os funcionários ao mesmo tempo. As principais vantagens são:

  • Diminuição do estresse;
  • Otimização de tempo;
  • Maior produtividade;
  • Redução de custos;
  • Melhor networking;
  • Retenção de talentos.

Esses prós que são gerados por meio dessa rotina flexível estendem-se para vários segmentos, como contador de aluguel ventiladores para eventos, jornalistas, designers, profissionais de TI e muitas outras áreas profissionais.

1. Diminuição de estresse 

Essa principal vantagem ocorre porque o funcionário passa a ter menos contato com aquela rotina maçante de enfrentar o trânsito para chegar e sair do local de trabalho, de passar muito tempo em um ambiente fechado e por poder ter um dia a dia mais flexível.

Automaticamente, essa questão de saúde mental acaba levando para outro ponto que é bastante vantajoso para a empresa, que é a otimização de tempo.

2. Otimização de tempo 

Esse ponto afeta diretamente o melhor funcionamento da empresa, que passa a ter suas demandas executadas com mais rapidez, de forma mais fluida, pois os colaboradores estão mais despertos e menos estressados com tudo que precisam realizar antes para chegar lá.

3. Maior produtividade 

E se há mais tempo e menos estresse, automaticamente a produtividade do todo o time também será maior, principalmente porque eles sabem que a empresa depositou confiança em seus trabalhos, dando maior liberdade para que sejam executados.

É como se uma empresa que emite endereço fiscal para ecommerce adotasse o anywhere office e, com isso, possibilitasse uma jornada mais tranquila para o seu quadro de funcionários, os deixando mais motivados para efetivar as suas funções.

4. Redução de custos 

Outro ponto positivo para as companhias é que elas passam a reduzir os custos. Aquele orçamento voltado para energia, materiais de escritório, produtos de higiene, água, cafezinho e muitos outros são reduzidos drasticamente.

5. Melhor networking

Para o trabalhador conseguir realizar as suas funções de qualquer parte do mundo, consequentemente as chances dele conhecer novas pessoas e outros profissionais da sua área acabam se expandindo e gerando networking, contato de trabalho entre duas pessoas.

E o networking na sociedade atual é fundamental para o conhecimento de novas tendências, desenvolvimento de novas ideias, para o fechamento de grandes parcerias e outros tipos de relações que são bastante benéficas para a carreira profissional.

6. Retenção de talentos 

Muitas vezes, os empreendimentos precisam encerrar o seu contrato com alguns colaboradores porque eles precisam ir embora ou porque já não se sentem confortável trabalhando no formato tradicional.

O anywhere office vem justamente com essa proposta de abrir um maior leque de possibilidades, evitando que grandes talentos saiam da empresa, algumas vezes indo para os concorrentes, e continuem exercendo as suas funções brilhantemente.

Além disso, cada vez mais os profissionais estão procurando por trabalhos mais flexíveis, que não exijam o deslocamento até o local de trabalho, principalmente quando as suas atividades podem ser executadas em qualquer lugar sem gerar algum tipo de problema.

Essa vantagem se expande também na hora da contratação, que torna-se mais rica, pois o Recursos Humanos poderá entrar em contato com aquele profissional que admira, mas que mora em outro estado, por exemplo. Há um leque de possibilidades.

Como implementar o anywhere office 

Se uma empresa deseja implementar esse novo formato de trabalho dentro das suas atividades, é necessário primeiro que tenha consciência que muitas vezes não será possível trazer o funcionário de volta para empresa em alguma emergência.

Afinal, muitos profissionais estarão a quilômetros de distância e não irão conseguir suprir aquela necessidade de última hora.

Com isso em mente, chegou a hora de transformar a cultura organizacional da empresa, para elaborar as novas regras de trabalho, já que ele não ficará concentrado em um lugar só.

É importante ressaltar que, às vezes, a empresa não conseguirá deixar todos os seus colaboradores nesse formato de trabalho, pois há algumas funções que precisam ser executadas presencialmente, como é o caso das recepcionistas.

Por outro lado, o negócio também pode encontrar nas máquinas a solução para aquela pequena demanda que deixa um funcionário preso ao trabalho presencial.

Por exemplo, batedor de calda de sorvete é uma máquina que foi feita especialmente para realizar essa função que antigamente só poderia ser feita por pessoas.

As três principais etapas para a empresa se adaptar ao anywhere office são: capacitação dos líderes, investimento em infraestrutura e desenvolvimento de parcerias estratégicas.

Capacitação dos líderes

Os líderes de cada equipe precisarão saber como se posicionar a distância. Saber como cobrar as demandas, como realizar reuniões via internet, como gerir a produtividade dos colaboradores e, claro, como dar feedbacks.

Esse líder também deve se atentar para como será a comunicação com o outro profissional. Além das plataformas utilizadas, ele também deve saber o tom certo e sempre respeitar os horários definidos pela empresa.

Por exemplo, o líder dos engenheiros que desenvolvem carenagem para mini quadriciclo não pode de forma alguma desobedecer às leis CLT, que regulamenta a jornada de trabalho.

Investimento em infraestrutura 

Como foi dito anteriormente, a empresa sim irá economizar com o quesito infraestrutura, mas até lá precisará investir em materiais para que todos os seus profissionais tenham condições decentes para executarem as suas demandas.

Esse investimento será com computador, fone de ouvido, softwares tecnológicos para produção das demandas, comunicação e outros itens que o RH achar que são necessários.

Desenvolvimento de parcerias estratégicas

Essas parcerias com outras corporações que possuem lugares em que as pessoas podem trabalhar é uma ótima forma de beneficiar os colaboradores e também criar boas relações no mercado, desenvolvendo autoridade para o empreendimento.

Supondo que um restaurante que vende finger food de camarão e outros pratos tem um espaço para coworking. Caso a empresa feche parceria com ele, os seus funcionários poderão trabalhar lá e ainda terão acesso às condições especiais no cardápio.

Considerações finais 

O anywhere office é uma tendência que tem conquistado cada dia mais espaço no mercado, transformando o mercado profissional e abrindo portas para várias oportunidades benéficas tanto para as organizações quanto para os seus colaboradores.

Colocar esse modelo em prática é vivenciar uma nova experiência que tem como principal influência a tecnologia e tudo que ela é capaz de promover.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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