Entretenimento

5 dicas para potencializar seu canal no YouTube

As dinâmicas digitais têm trazido cada vez mais o público para novas perspectivas de consumo. Por isso, o YouTube tem sido uma das grandes vitrines midiáticas para os mais diversos tipos de conteúdo.

Desde o entretenimento mais relaxante até os conteúdos mais densos, essa plataforma está ganhando cada vez mais adeptos.

Por conta de sua capacidade de oferecer conteúdos específicos para grupos segmentados, ele também pode vir a ser uma ótima oportunidade para as empresas.

Todas essas perspectivas precisam estar muito bem fundamentadas no que o ambiente corporativo passou a chamar de marketing de conteúdo.

Hoje, por exemplo, é possível criar um canal especializado em caminhão Scanner e, com isso, atrair um número significativo de assinantes.

Isso se dá, principalmente, se houver um empenho de uma produção mais afiada e com elementos que chamem a atenção.

O YouTube, nesse âmbito, tem a total capacidade de estabelecer conexões com o público de forma mais natural.

Esses acessos podem até ter uma aparência espontânea, mas o que, de fato, ocorre é justamente um empenho gigantesco na produção de algoritmos que reconheçam os hábitos de consumo de cada usuário.

A partir desses mecanismos, a plataforma consegue entregar os vídeos mais adequados para cada perfil de consumo.

Com isso, a aproximação dos amantes de determinado tipo de conteúdo com a empresa que oferece fica cada vez mais facilitado.

Se, porventura, a plataforma reconhecer hábitos de consumo relacionados ao cuidado com animais exóticos, é possível que ela ofereça conteúdos de uma empresa que está apostando no YouTube para venda de aquecimento para répteis.

Todos esses pontos irão depender de alguns fatores de aposta da empresa. Alguns deles podem ser:

  • Marketing de conteúdo;
  • Anúncio patrocinado;
  • Frequência de postagem;
  • Marketing de influência.

Esses são alguns pontos que podem ser levados em consideração na hora de escolher ou não o YouTube como ferramenta.

O primeiro está relacionado aos vários âmbitos que o ambiente digital pode proporcionar. Um conteúdo baseado em blog, por exemplo, pode ser de grande valia.

Nesse caso, no entanto, o YouTube deve ser uma aposta para uma produção mais sofisticada e, por vezes, que demanda mais investimento.

Um despachante que tira CNH especial para moto pode apostar em conteúdo de assessoria jurídica para condutores. Entretanto, se a busca for por resultados mais breves, o investimento em anúncios patrocinados pode ser a solução.

Contudo, se a intenção ainda for a manutenção de um canal, é importante que se respeite algumas normas do algoritmo do YouTube.

Isso significa dizer que é preciso, por exemplo, garantir uma frequência alta de postagens, uma vez que só assim a plataforma entende aquele conteúdo como relevante.

Outro ponto que pode credibilizar os conteúdos dentro dessa lógica é a aposta em marketing de influência.

Uma empresa que faz a regulagem de válvula do motor pode contratar algumas figuras midiáticas que se relacionam ao ambiente automotivo para apresentar o seu conteúdo.

Esse tipo de conteúdo pode demandar um investimento um pouco mais alto, mas é muito provável que gere bons resultados.

Como funciona a plataforma?

Para a aplicação dessa ferramenta dentro do mix de marketing da empresa, é preciso, acima de tudo, entender um pouco mais sobre o seu funcionamento.

Primeiro, o YouTube é uma plataforma de vídeos pertencente à empresa Google, e a partir dela é possível que qualquer usuário faça uploads de seus vídeos.

Por intermédio das ferramentas já conhecidas, é possível, também, que as empresas consigam encontrar os seus clientes ali. Essa convergência é viável por conta do grande contingente de usuários que acessam a plataforma diariamente.

Grande parte dessas pessoas acessam o YouTube através de um login e senha conectados ao Gmail. Partindo dos dados gerados a partir desses cadastros, o Google consegue efetuar uma apuração bem precisa daqueles usuários.

Além disso, pela integração das plataformas, é detectável os hábitos de consumo e pesquisa do usuário, também. Já do ponto de vista da empresa, é preciso que alguns cuidados sejam tomados com relação à política do YouTube.

Por exemplo, se uma companhia de limpeza de cortina rolo estiver estruturando um conteúdo nesse meio, é preciso que alguns cuidados sejam tomados.

Apesar de não ser um caso que possa incorrer em conteúdo impróprio, é necessário, contudo, que a linguagem também esteja apropriada.

Ou seja, os compromissos que a plataforma tem com a consolidação de um ambiente amigável para todos reside, também, em alguns pontos fundamentais.

O primeiro deles é que o conteúdo não seja duvidoso. Isso significa que se alguma informação falsa for detectada, de pronto o YouTube irá limitar o alcance daquela postagem.

Além disso, a linguagem imprópria com palavras de baixo calão pode dar ao conteúdo um aspecto nocivo para crianças.

Diante disso, é possível perceber que existem uma série de compromissos que a plataforma tem de manter o seu conteúdo relevante e sem interferência negativas do ponto de vista social.

Dicas para estruturar um canal

Firmados os compromissos do produtor de conteúdo com a plataforma, é possível pensar em algumas maneiras de posicionar um canal no YouTube. São elas:

1. Títulos chamativos

A criação de títulos que convidam o usuário a acessar vídeo é fundamental. No entanto, é necessário que ele esteja de acordo com o conteúdo.

Sendo assim, o primeiro ponto é que ele consiga resumir de forma breve o que aquela postagem tem a oferecer. Contudo, é importante evitar títulos mecânicos como uma menção direta ao que está sendo dito.

Se o vídeo for de uma empresa de curso de reciclagem para operador de empilhadeira é preciso que o título tenha alguns elementos mais lúdicos e com gatilhos que convide o usuário a vê-lo.

2. Evitar clickbait

Outro ponto que deve ser esclarecido é que se evite, sempre que possível, o uso de clickbait. Essa técnica consiste em chamar um usuário através de algum título ou imagem que cause curiosidade, mas que, ao fim de tudo, não estará daquela forma no vídeo.

Apesar de esse ponto conseguir um grande volume de cliques, ele, por outro lado, descredibiliza todo o canal. Afinal de contas, o usuário que está procurando um conteúdo na plataforma não está a fim de ser enganado.

Se, por exemplo, o título do canal estiver dizendo que vai ensinar a revelar foto grande em casa, é preciso que ele mostre isso em seu desenvolvimento.

3. Postagens frequentes

Para garantir uma boa relação com o algoritmo e com o público, é preciso manter uma frequência de postagem.

É importante que todo esse calendário esteja baseado em dia e hora de postagem, firmando, assim, um compromisso com o assinante.

Um canal do segmento aeronáutico, por exemplo, pode lançar uma série sobre boroscopia e fixar a periodicidade para o público. Isso vai garantir que o YouTube reconheça aquele conteúdo como algo relevante e, além disso, vai cativar o público.

4. Apontar na thumbnail

As thumbnails são aquelas imagens com design arrojado que servem de capa para os vídeos no YouTube.

É importante, portanto, que elas, assim como o título, sejam chamativas o suficiente para que o usuário clique. Todos esses pontos são importantes para que seja possível chamar o clique para o acesso ao vídeo.

5. Não esquecer do áudio

Apesar de ser um ponto que, muitas vezes, acaba sendo esquecido, o áudio é fundamental para garantir que o usuário permaneça no vídeo.

Afinal de contas, ninguém quer estar consumindo um conteúdo que incomoda ou que seja incompreensível. Por isso, é importante que a captação de áudio seja boa e que não haja interferências de ruídos.

Muitas vezes, pode ser que o áudio esteja claro, mas agudo demais a ponto de incomodar a audição. Esses tipos de erros podem ser corrigidos a partir da aquisição de um bom microfone para esse fim.

No entanto, é preciso, também, estar atento à mixagem de áudio, uma vez que ela pode estar mais baixa que outros vídeos e fazer o usuário desistir de vê-lo.

Considerações finais

A manutenção de um marketing de conteúdo baseado no YouTube pode ser uma estratégia muito valiosa para uma empresa. Porém, é preciso que alguns cuidados sejam tomados para que não se caia em armadilhas.

Primeiro de tudo, compreender como funcionam as políticas de conteúdo do YouTube é fundamental para que não haja incidência de irregularidades.

Depois disso, entender quais são os gatilhos essenciais para que um usuário clique no vídeo é muito importante. A prática de títulos chamativos unida a uma thumbnail que seja atraente o suficiente para o clique é imprescindível.

Entretanto, é necessário que não se incida nos clickbaits para que, assim, os usuário não fiquem irritados com a marca.

Garantir a qualidade dos vídeos e a frequência de postagem também são dicas valiosíssimas para potencializar um canal no YouTube.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo