Estilo de vida

6 dicas para se tornar mais organizado

Ser organizado é essencial para qualquer pessoa, mas muitos se vêem diante de um grande desafio na hora de se organizar para qualquer coisa. Existem até mesmo pessoas que procuram a ajuda de um psicólogo para lidar com a desordem.

Isso porque o excesso de desorganização pode prejudicar o cotidiano. Por outro lado, saber se organizar é fundamental para a produtividade, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal.

Antes de mais nada, é necessário refletir sobre a importância de uma vida organizada. Durante essa avaliação, a pessoa vai entender as vantagens de poder controlar seus compromissos e respeitar as obrigações do cotidiano.

Isso evita diversos problemas no dia a dia, como atrasos, deixar tarefas pendentes, perder compromissos importantes e até mesmo discussões e desentendimentos por conta da desordem.

Ser organizado não diz respeito apenas ao espaço que a pessoa ocupa, mantendo cada coisa em seu lugar, mas também no modo como cuida de sua rotina. É preciso ter ordem desde o momento em que a pessoa acorda até a hora de dormir.

Este artigo vai explicar um pouco mais sobre a importância de ser uma pessoa organizada, quais são os benefícios disso e dar algumas dicas para ser mais organizado.

Importância de ser organizado

Poucas pessoas são realmente capazes de manter o foco naquilo que realmente é importante e em suas prioridades. Por outro lado, quem consegue se organizar define seus objetivos e estabelece as próprias prioridades.

É por isso que elas conseguem fazer o que realmente importa, mas manter o foco é muito difícil quando existem outras coisas disputando a atenção, por exemplo:

  • Acessar as redes sociais;
  • Olhar o celular o tempo todo;
  • Barulhos externos;
  • Preocupações.

Uma fabricante de rolo de grama natural precisa de organização para realizar as tarefas do dia a dia. Para uma pessoa, ter essa capacidade é imprescindível para a sua produtividade e para se desligar de tudo aquilo que não é prioridade.

Aliás, existem diversos fatores que podem ajudar a aumentar a produtividade, mas a organização é um dos mais importantes, visto que ter organização é saber fazer um bom planejamento do dia.

Planejar o cotidiano é fundamental para priorizar as tarefas e fazer aquilo que realmente é necessário, evitando distrações e esquecimentos.

A organização também é fundamental para aproveitar melhor o tempo durante a realização das tarefas. A pessoa não precisa ficar procurando objetos, e-mails e documentos que ficam perdidos no meio da desordem.

Por fim, ser uma pessoa organizada é importante porque facilita a vida. Ela sabe onde está tudo o que precisa ou o que deve ser feito. Ter organização traz muitas facilidades para o dia a dia.

Benefícios da organização

Companhias dos mais variados segmentos, como uma empresa de conserto traseira iPhone 8, valorizam muito mais os profissionais que sabem se organizar. Isso acontece por conta dos benefícios que a organização traz, como:

Melhora a gestão do tempo

O indivíduo usa seu tempo com sabedoria e se dedica às coisas que realmente são importantes e que fazem sentido para ele.

Também sabe o tempo que gasta em cada tarefa e isso permite administrar suas horas e de maneira mais apropriada.

Facilita a organização pessoal

A bagunça consegue se alastrar para todas as áreas da vida, por outro lado, quem preza pela organização, consegue lidar com todos os setores que lhe dizem respeito.

Por exemplo, quando alguém começa a organizar o guarda-roupa, papéis em cima da mesa ou qualquer outro ambiente, consegue manter o equilíbrio em outras áreas, como financeiro, vida pessoal, momentos de lazer, entre outras.

Melhora a reputação no trabalho

Pessoas bem organizadas são vistas com bons olhos no ambiente de trabalho e isso acontece porque conseguem arcar com seus compromissos, reuniões e projetos agendados.

Por exemplo, dentro de uma oficina, um profissional organizado consegue fazer troca de cabo de embreagem no prazo determinado. Da mesma forma, em um escritório, consegue entregar relatório sem atropelos, sua mesa está sempre arrumada.

Uma pessoa organizada transmite uma imagem de mais credibilidade e comprometimento com os propósitos da corporação.

Mais clareza mental

É comprovado que o ambiente em ordem traz clareza mental para as pessoas, assim, elas conseguem viver no presente e conseguem se concentrar no que é mais importante.

Espaços bem organizados promovem o desapego de coisas e situações do passado que não trazem nada de bom e muitas vezes ocupam até mesmo os espaços físicos.

Melhora o uso dos ambientes

Pessoas organizadas conseguem usar melhor o espaço disponível. São indivíduos que possuem tudo o que é necessário para a qualidade de vida, como roupas, sapatos, documentos, utensílios domésticos, entre outras coisas.

Além de possuí-los, consegue armazená-los no lugar certo, inclusive os pertences de seus animais de estimação, independentemente de ser um American Bully Exótico ou um gato.

Tudo é distribuído de maneira racional, sistematizada e ordeira, assim, cada coisa tem seu lugar definido e é facilmente encontrada quando necessária.

Reduz o estresse e ansiedade

Outro benefício de uma vida organizada é que isso reduz os níveis de estresse e ansiedade. Quando tudo está em seu devido lugar, de maneira sistematizada, com compromissos agendados, entre outras práticas, a vida é muito mais leve.

A pessoa não se esquece daquilo que é importante, por isso, evita sobressaltos e consegue cumprir todos os seus propósitos e compromissos. Mas para aproveitar todos esses benefícios, é fundamental saber se organizar.

Como ser mais organizado?

Como falado anteriormente, algumas pessoas têm muitas dificuldades para se organizar, mas para resolver essa questão, existem algumas práticas que podem ajudar. São elas:

Anotar o que precisa fazer

Antes de mais nada, é fundamental anotar tudo o que precisa ser feito. Por exemplo, uma pessoa que precisa ir até uma loja para comprar os materiais para construir uma calçada de paver, precisa anotar o horário em que vai fazer isso.

Independentemente de quais sejam os compromissos, precisam ser anotados por ordem de prioridade, pois isso diminui os riscos de se esquecer de alguma coisa e ter de fazê-la de última hora.

Considerar o tempo gasto nas tarefas

Outra coisa fundamental na hora de se planejar é considerar o tempo necessário para realizar cada tarefa, sendo muito realista nesse sentido.

Isso evita que a pessoa marque vários compromissos no mesmo dia ou tenha que fazer o que precisa com pressa. O dia tem apenas 24 horas e não é possível fazer tudo de uma vez.

Fazer algumas pausas

O horário de almoço e descanso que uma loja de móveis modulados escritório oferece para seus funcionários não serve para interromper o dia, na verdade, esses momentos são fundamentais para descansar a mente.

A pessoa precisa de respiros durante o dia para não passar muitas horas fazendo a mesma coisa. Durante esses minutos, é fundamental descansar a vista, alongar as costas e fazer alguma atividade relaxante.

Tirar um tempo para descansar

Pessoas que não dormem direito ou não se alimentam bem sentem muitas dificuldades para realizar suas tarefas no dia a dia.

É fundamental cuidar do corpo e da mente para se sentir disposto e conseguir realizar todas as obrigações. O funcionário de uma empresa de quadro de comando eletrico precisa de uma boa noite de sono, beber 2 litros de água e ter uma alimentação saudável.

São cuidados básicos, porém imprescindíveis para a vida de qualquer pessoa, inclusive para manter a organização.

Manter o quarto sempre arrumado

Acordar pela manhã e arrumar a cama é uma atitude transformadora, além disso, o ambiente em que a pessoa está interfere muito em seus níveis de organização.

Se a mesa do escritório está cheia de papéis, vai ficar muito difícil encontrar aquele documento importante ou os materiais necessários para o projeto.

Da mesma forma, quando o quarto está bagunçado, a noite de sono não é tão reparadora, a pessoa se sente mais irritada e indisposta e fica muito mais difícil ter um dia agradável.

Aprender com os próprios erros

Em diversos momentos da vida, como na hora de escolher os móveis para dormitorios planejados casal modernos, muitas pessoas querem ser assertivas, mas errar é humano e os erros ensinam muito.

Quando o profissional não consegue realizar determinada tarefa ou tem alguma dúvida sobre o que precisa ser feito, o ideal é parar para pensar e procurar a ajuda de alguém.

Considerações finais

Pessoas organizadas se sentem mais dispostas, conseguem realizar todas as tarefas do dia a dia, são mais produtivas e demonstram um perfil responsável para outros indivíduos que convivem com elas.

A organização é um fator que está diretamente relacionado com a qualidade de vida e precisa ser levada a sério. Com as dicas mostradas ao longo do conteúdo, vai ficar mais fácil de organizar e melhorar o dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo