Negócios

7 profissões com boa rentabilidade no mercado Brasileiro

O mercado brasileiro é abrangente, principalmente por causa da globalização e abertura para os mais diferentes setores produtivos, o que proporciona o crescimento das mais diversas profissões de boa rentabilidade, em áreas de humanas, saúde e exatas. 

Enquanto a tecnologia se torna um campo favorável em diversos aspectos, o setor da saúde sempre se destaca entre as profissões que mais pagam bem. 

Ainda assim, há outros cargos e posições de destaque, que variam por causa da já denominada crescente globalização, mas também pela economia em crescimento e o surgimento de novas formas de trabalho.

A soma desses fatores leva muitas corporações a buscarem por profissionais com um diploma que possa atender a aspectos globais, com demanda em diferentes carreiras, como:

  • Finanças;
  • Negócios;
  • Política;
  • Tecnologia.

O território nacional é amplo, permitindo a busca por oportunidades diversas em todo o Brasil que, apesar de uma concentração em determinados polos, como industriais, construção civil, e serviços como dedetização RJ preço, há espaço para todos os tipos de profissionais.

Como decidir por profissões de boa rentabilidade?

Mesmo que seja difícil para uma pessoa que ainda tem todo um futuro pela frente, a escolha por uma carreira profissional tende a ser um momento importante para a vida. 

Dessa maneira, é preciso ser estratégico, ainda mais em um mundo em que tudo está em constante evolução, e novas tecnologias não param de surgir, visto que as oportunidades de trabalho também passam a ser novidade.

Automação em diferentes setores e serviços de instalação de divisória banheiro, aumento dos custos de cursos universitários e especializações, e a necessidade de segurança financeira, devem ser considerados substanciais durante o processo de tomada de decisão. 

No entanto, qualquer pessoa também pode observar outros fatores que influenciem uma escolha de carreira, mesmo que seja colocada à prova em um futuro.

Dessa forma, entre profissões de boa rentabilidade, quem quer se tornar uma referência profissional também precisa alavancar os próprios talentos, habilidades e interesses naturais para encontrar uma carreira que seja realmente adequada para si.

Portanto, embora toda pessoa deva ser pragmática quanto a decisão final, também deve considerar as ambições e objetivos pessoais para encontrar uma carreira que seja conveniente e emocionante.

Siga as etapas do plano de carreira

Um plano de carreira é uma estratégia que uma pessoa pode desenvolver continuamente para gerenciar o aprendizado e progressão ao longo da vida profissional. 

Composta por 4 etapas, a finalidade é ajudar a visualizar as ações necessárias para realizar e atingir os objetivos de carreira, além de seguir e colocar essas ações em prática.

As 4 etapas de um plano de carreira são:

  • Estabelecer metas alcançáveis;
  • Explorar ideias de carreira;
  • Identificar habilidades e interesses;
  • Tomar uma decisão.

O planejamento de carreira é importante por vários motivos. 

Ter um plano de desenvolvimento de carreira em vigor reduz o risco de tomar decisões impulsivas e ajuda a reconhecer quando se está pronto para procurar novas oportunidades e desenvolver novas habilidades.

Este modelo pode ser usado por qualquer pessoa, desde alunos que finalizam a escola sem conclusão definitiva, até estudantes graduados no colegial ou na universidade, e pessoas que mudam de carreira e se tornam empreendedores em empresa de limpeza, entre outros setores.

Carreiras e profissões que valem o investimento

Muitas pessoas têm opiniões diferentes sobre o que constitui as melhores profissões e carreiras do mundo. 

Algumas carreiras podem parecer boas e glamourosas, mas também são difíceis de adaptar ou estão disponíveis em número limitado, ou até mesmo envolvem algum risco. 

É preciso considerar que já se foram aqueles dias em que apenas as carreiras com altos salários ou estáveis ​​eram consideradas as melhores profissões do mundo. 

Embora essas escolhas de carreira ainda sejam relevantes, existem muitas outras opções profissionais que surgiram e revolucionaram o mercado de trabalho brasileiro, e também globalmente. 

A seguir estão algumas das profissões que são muito procuradas nesse cenário amplo e globalizado, e que são muito valorizadas pelo mercado brasileiro por causa do número de empresas que investem em mão de obra especializada.

  1. Analista de Gestão

Há uma grande demanda por consultores de gestão e estima-se que esses empregos cresçam até 2030. 

Para ter uma carreira nessa área, é vital ter habilidades interpessoais, pois esse perfil de trabalho consiste mais na construção de relacionamentos e no trabalho analítico.

Um analista de gestão trabalha para ajudar as empresas produtivas em diferentes setores, vide a construção civil que demanda produtos como esquadria de alumínio sob medida, a encontrar soluções para questões relacionadas ao mercado externo.

Além disso, um analista de gestão apresenta conselhos sobre como melhorar o desempenho da empresa, resolvendo problemas organizacionais, coletando e analisando dados empresariais, alinhando questões externas para resolver problemas em escala regional e global.

Este campo oferece oportunidades de trabalho nos setores privado e governamental.

  1. Gerente de marketing 

Para se tornar um gerente de marketing, é preciso estar atento às tendências do público interno e desenvolver produtos que atendam à demanda do mercado em escala global.

Os deveres de um gerente de marketing são desenvolver estratégias de preços, analisar descobertas para determinar oportunidades de clientes, supervisionar orçamentos, mídia de publicidade e outros fatores relacionados à propaganda e publicidade.

Além disso, outro papel que um gerente de marketing deve desempenhar é aumentar as vendas globais, desde muro pré moldado até imóveis residenciais e comerciais, e criar um equilíbrio entre uma estratégia de negócios competitiva e uma visão criativa.

  1. Analista Financeiro

Uma pessoa que deseja ter uma carreira neste campo deve entender como diferentes políticas, regulamentações e tendências políticas afetam o portfólio e os investimentos de um indivíduo.

Espera-se que o número de empregos para analistas financeiros cresça nos próximos anos.

Esta carreira envolve preparar relatórios financeiros, avaliar as decisões financeiras da organização, recomendar investimentos em porta de enrolar automática, caso seja necessário, e acompanhar as tendências de mercado interno e externo. 

Além disso, um analista financeiro também deve se concentrar na área geográfica, nos padrões que afetam um determinado setor ou produto, sempre visando um cenário positivo e com possibilidades de investimento.

  1. Economista

Este campo oferece uma variedade de oportunidades de carreira em áreas como saúde, educação e desenvolvimento. E espera-se que o cargo de economista aumente até 2030.

As responsabilidades de um economista são criar tabelas e gráficos que representam as descobertas, projetar políticas e fazer recomendações para resolver problemas relacionados à economia em escala regional e mundial.

Outro papel que um economista com especialização em mercado brasileiro e internacional deve desempenhar é analisar questões globais, como ajudar a aumentar o lucro de uma empresa, e analisar a demanda de consumidores internacionais por serviços e produtos. 

Para se tornar um economista, deve-se ter conhecimento sobre bens, serviços, circulação de recursos e outras habilidades fiscais e de análise.

  1. Gerente de Recursos Humanos

O papel de um gerente de RH é contratar funcionários, além de servir como uma ponte entre os empregados e a gerência, e espera-se que essa função cresça até 2030. 

Além disso, o RH de uma empresa que produz revestimento 3D para sala, por exemplo, desempenha muitas funções distintas na organização, como coordenar funcionários e programas de benefícios, além de lidar com questões de pessoal como:

  • Contratados;
  • Parcerias externas;
  • Produtividade;
  • Supervisão de funcionários;
  • Treinamento.

Para se tornar um gerente de recursos humanos de sucesso, é preciso ter a capacidade de manter os funcionários motivados e aumentar completamente o nível de eficiência da empresa.

  1. Analista de Políticas

O mercado precisa de analistas de políticas e, para se tornar um, é preciso possuir fortes habilidades como falar em público, escrever, habilidades interpessoais e conhecimento profundo sobre a sociedade em geral.

As oportunidades de trabalho neste campo são oferecidas por empresas multinacionais e agências governamentais.

O dever de um analista de políticas é desenvolver e testar teorias usando ferramentas estatísticas, coletar e examinar dados de fontes, identificar as principais tendências, estratégias e ter amplo conhecimento nas políticas internas e externas.

Além disso, os analistas de políticas precisam se concentrar em relacionamentos internacionais, como políticas comerciais globais, leis estrangeiras e assuntos que envolvem questões governamentais locais e estrangeiras.

  1. Cargos executivos

O crescimento estimado de empregos até 2030 para um executivo é favorável para quem deseja ocupar esse tipo de cargo. 

Se alguém está interessado neste campo de carreira, deve ter habilidades como resolução de problemas, tomada de decisões, gerenciamento e comunicação abrangente para determinar diversos aspectos mais abrangentes, como laudo técnico elétrico de uma construção, caso o foco seja a construção civil.

Um executivo trabalha para planejar estratégias organizacionais e ajuda a cumprir a missão da empresa e, em um mesmo momento, gerencia os recursos e os funcionários.

Além disso, um executivo trabalha para designar gerentes e chefes de departamento em diferentes setores, negociar assinaturas de acordos contratuais, direcionar atividades operacionais e conversar com fornecedores e parceiros comerciais. 

Pode-se tornar um gerente geral, diretor de operações ou diretor executivo, dependendo do tamanho da organização.

Conclusão

As tendências dentre as profissões de boa rentabilidade são variadas. E todas elas requerem muita educação e responsabilidade.

Se uma pessoa faz algo que realmente gosta, ela se mostra totalmente preparada e qualificada para o mercado brasileiro, e deve receber de forma rentável devido o destaque e boa avaliação dessas tendências.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo