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10 razões para implementar um CRM em sua equipe comercial

A implementação de um software CRM em sua equipe proporciona diversos benefícios, ainda mais que as versões recentes podem ser entregues via nuvem, enviadas para dispositivos móveis e até mesmo abranger sites e redes sociais. 

Os benefícios dos sistemas de CRM (Customer Relationship Management) são múltiplos para qualificar o relacionamento. Inclusive, vários departamentos de uma organização se beneficiam, além de Vendas e Marketing mais relacionados ao uso da ferramenta. 

A retenção de clientes é aumentada, a comunicação entre departamentos é aprimorada, a duplicação de dados é reduzida e os fluxos de trabalho ficam mais claros, ágeis e visíveis para todos. 

Isso ocorre porque as informações são centralizadas, levando a uma tomada de decisões de negócios mais fácil e precisa.

Um dos benefícios dos sistemas de CRM é que eles reúnem dados de clientes de todas as áreas de uma organização, desde uma agência de intercâmbio em SP a uma rede de restaurantes de marca internacional, possibilitando tomadas de decisão e contatos mais precisos a qualquer instituição.

Essa visão holística da base de clientes garante que todas as informações necessárias estejam disponíveis para todas as equipes da empresa, permitindo que identifiquem e explorem toda e qualquer oportunidade de vendas. 

Sendo assim, há ao menos 10 razões primoridiais para implementar um sistema CRM na sua empresa, como apresentadas a seguir. 

  1. Estratégias de marketing mais otimizadas

As ferramentas de CRM podem ser úteis para motivar os compradores a procurar um fornecedor específico, dado que muitas empresas estão continuamente realizando pesquisas de mercado para atingir o perfil de cliente ideal.

No caso dos CRMs, esses programas ajudam a entender o comportamento dos clientes e atender às necessidades específicas, por exemplo, de uma empresa que produz brinquedos para cachorros hiperativos e comercializa com lojas específicas do setor. 

Outra importante tarefa que eles realizam é ​​identificar o melhor momento para promover e apresentar serviços a esses clientes e, com isso, usar os resultados de tais estratégias para amplificar a lista de leads interessantes.

Colocado em perspectiva, um produto de CRM ajuda a direcionar os leads apropriados, no momento certo e com os recursos mais adequados.

  1. Mais eficiência no fluxo de trabalho

As soluções de software de CRM consolidam diferentes métodos, práticas e ferramentas necessárias para rastrear a atividade do cliente e, finalmente, poupar entradas duplicadas e evitar abordagem repetitiva e mecânica, que muitos clientes consideram maçantes. 

Com um bom sistema, é possível eliminar todos os erros manuais e ainda fazer com que cada cliente de um Caetité hotel se sinta como se fosse o lead mais valioso que você tem no momento.

  1. Análise aprimorada de dados do cliente

Os sistemas de CRM ensinam como potencializar campanhas promocionais e promover produtos para públicos desconhecidos que, estatisticamente, estão interessados ​​neles. 

Os relatórios padrão, quando personalizados e fornecidos pela maioria dos CRMs, também fornecem uma visão clara da integridade de cada operação, do desempenho de cada agente e da sustentabilidade geral de estratégia de gerenciamento de relacionamento. 

Essa é a fonte que as empresas mais bem-sucedidas recorrem para identificar gargalos, em vez de passar horas analisando dados financeiros.

  1. Melhor relacionamento com o cliente

A regra mais importante ao administrar um negócio focado no cliente é simples: alcançar o sucesso depende do quanto os clientes estão satisfeitos. 

É aqui que os sistemas de CRM ajudam ainda mais, se destacando, pois direcionam os esforços de marketing de uma empresa de distribuição de cesta básica Campo Grande MS, por exemplo, bem como aspectos de faturamento e vendas na direção certa, entendendo as interações e necessidades dos clientes. 

Para começar, um CRM ajuda a organizar todas as operações relacionadas ao cliente, desde mensagens de boas-vindas automatizadas até atendimento e check out, bem como a nutrição pós-venda e reativação de leads.

Ao entender o que eles esperam da empresa, você também diminuirá a agitação e coletará feedbacks valiosos que importam para a futura exibição e venda de seus produtos e serviços, tornando as interações mais assertivas.

  1. Acesso mais fácil aos dados do cliente

Uma parte da estratégia padronizada de organização de dados do CRM é manter todos os detalhes relevantes em uma base de conhecimento de clientes que pedem por lanche em Paraguaçu Paulista, em um espaço em que todos os agentes podem acessá-los.

Esse banco de dados é hospedado na nuvem, e tudo o que é necessário para chegar lá são as credenciais corretas e uma boa conexão com a internet. 

Como esperado, a maioria dos sistemas CRM populares são totalmente otimizados para dispositivos móveis e, portanto, acessíveis a partir de tablets e celulares smartphones, navegadores e sistemas operacionais, facilitando a operação de todas as equipes.

  1. Acompanhamento simplificado do desempenho

Muitos empresários confiam nos sistemas de CRM para entender o desempenho dos agentes, para assim desenvolver estratégias inteligentes sobre como atribuir leads e tarefas no futuro. 

É por meio do sistema de CRM que eles sabem quem são as pessoas disponíveis no momento, e desviam as consultas para outros departamentos, caso o agente solicitado não esteja disponível. 

Na prática, o CRM torna visível a agenda de cada funcionário de uma editora de livros infantil cristão, e ajuda a comparar quem está fechando mais ou menos negócios da empresa. 

Recentemente, os desenvolvedores de CRM têm explorado o conceito de gamificação que permite aos administradores premiar os melhores desempenhos com bônus, pontos ou até promoções, o que motiva a equipe e qualifica ainda mais os processos.

  1. Cross sell e up selling aprimorados

O objetivo final de usar um sistema de CRM é sempre acioná-lo para o fechamento do negócio, e é por isso que os melhores sistemas sempre suportam práticas, como up selling e cross selling

No caso do up selling para melhoria sobre uma aquisição, eles extraem inteligência da compra atual do cliente para chamar a atenção para produtos semelhantes, além de contar com tags e categorias inseridas anteriormente. 

Já com o cross selling o sistema rastreia as compras anteriores de um cliente para sugerir novos produtos e ter uma ideia do que ele possivelmente estará procurando, ou mesmo antes de concluir a venda sugestões de itens complementares serão exibidos.

Todos os detalhes são armazenados em um banco de dados centralizado, de maneira que o perfil de cada cliente, totalmente personalizado, permita que um funcionário possa consultar e distinguir com qual tipo de consumidor está se relacionando.

  1. Faturamento simplificado

A maioria das plataformas de CRM atuais está equipada com pelo menos algumas ferramentas básicas de gerenciamento financeiro, e a justificativa para isso é impedir que você extraia dados de vendas confidenciais para um sistema de terceiros. Assim, mais processos são qualificados.

No cenário perfeito, você pode criar cotações junto a produtoras de filmes ou mesmo preparar e enviar faturas para seus clientes a partir da mesma plataforma em que concluiu seus pedidos. 

Você também pode automatizar outros documentos relacionados a tempo e despesas, otimizar a experiência de seus clientes e garantir que o dinheiro sempre chegue a tempo.

  1. Gerenciamento unificado de rede social

É impossível negar às redes sociais o crédito pela maior parte do que as empresas modernas estão ganhando, pois essas plataformas são ótimas fontes para encontrar contatos em potencial e oportunidades de negócios. 

Ao mesmo tempo, grandes e pequenas empresas acham difícil manter uma presença ativa em todos eles, e responder pessoalmente a todas as perguntas, sem perder o foco no restante do trabalho.

A maioria das soluções de CRM baseadas em nuvem são totalmente integradas às plataformas sociais, permitindo que se publique automaticamente e gerencie todos os perfis a partir de uma única plataforma. 

Alguns deles chegam a alertá-lo sobre prazos e oportunidades, ou coletar todas as menções e comentários relacionados ao produto para que seja respondido a tempo. 

  1. Acesso a soluções de CRM escaláveis

Até pouco tempo atrás, os sistemas de CRM eram considerados produtos exclusivos das grandes empresas, o que era razoável de se acreditar visto os altos preços e instalações complexas. 

Felizmente, os desenvolvedores viram as pequenas empresas como o público ideal que precisava desses produtos, e começaram a trabalhar em versões hospedadas na nuvem que não exigem longos tempos de implementação, nem investimento de capital financeiro exorbitante.

Dessa forma, é fácil encontrar um CRM a um preço razoável e, ao mesmo tempo, obter bons resultados no acompanhamento das interações e do relacionamento com os consumidores.

Alguns sistemas de CRM são oferecidos como aplicativos gratuitos, e são recomendados para  que empresas de diferentes segmentos, como um restaurante argentino Moema ou uma loja de produtos infantis recém-lançados, possam experimentar a plataforma por determinado período. 

Conclusão

De qualquer maneira, o CRM, ou gerenciamento de relacionamento com o cliente em português,  não é um fator absoluto e imediato, mas quanto mais tempo vocês passam juntos, mais atraente e interessante passa a ficar.

O uso correto do CRM pode ajudar a melhorar o desempenho da equipe de vendas e fazer com que os profissionais se destaquem em quatro áreas importantes para o negócio e público:

  • Alcance de alvo mais rápido;
  • Melhora da pesquisa, classificação e identificação do público;
  • Priorização e agilidade às atividades de acompanhamento;
  • Rastreio de oportunidades de vendas em tempo hábil.

No entanto, as melhorias trazidas pelo CRM não são esforços, compreensão e decisões dos vendedores, mas sim uma ferramenta que possibilita o melhor acompanhamento e análise do profissional, para que este possa atuar com mais informações.

Deste modo, os representantes de vendas devem atualizar o CRM de forma frequente e compreender como esse suporte é importante para o sucesso.

A equipe de vendas também deve sincronizar as atividades e aproveitar as melhores práticas. Isso permite que você compartilhe informações com mais eficiência e use o CRM de maneira mais apropriada.

Por fim, o CRM pode aumentar a mobilidade de vendedores, bancos de dados e todas as atividades relacionadas ao trabalho de vários dispositivos e locais.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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