DiversosMundoViagem

Chapada dos Veadeiros: conheça melhor o turismo do cerrado!

Estamos chegando perto do fim do ano e com isso vem as miniférias merecidas, e muitas pessoas só pensam em uma coisa, viajar! Se você quer ficar por aqui mesmo no Brasil, continue lendo esse artigo.

Fazer uma viagem nacional pode ser uma ótima ideia, e um lugar incrível para se conhecer é a Chapada dos Veadeiros, que conta com paisagens e trilhas de tirar o fôlego, rendendo lembranças pra vida inteira.

Abaixo, você confere uma lista com o que você não pode deixar de fazer nesse lugar maravilhoso que fica aqui no Brasil.

Cachoeira Santa Bárbara

A queridinha de quem visita essa região, a cachoeira Santa Bárbara é um dos principais cartões postais da Chapada dos Veadeiros. Se você quer garantir ótimas fotos esse é o lugar certo, o poço que rodeia a cachoeira é lindo e chama a atenção. 

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Outra atração super procurada é o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que tem uma área de 240 mil hectares e abriga 5 municípios. Conta com muitas trilhas que levam a paisagens belíssimas. Ao todo são 5 trilhas que fazem parte do percurso, sendo elas Trilha dos Saltos, Trilha Carrossel, Trilha dos Cânions, Trilha das Sete Quedas e Trilha da Seriema.

Trilha da Seriema

Como foi citado acima, a Trilha da Seriema fica dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, e como toda trilha da região, tem paisagens lindas pelo caminho. Como o trajeto total tem 1 km, é ótimo para ser feito com crianças e idosos, ou para quem prefere trajetos mais curtos. 

Complexo de Cachoeiras do Macaquinho

Se você está procurando um pouco mais de aventura, o Complexo de Cachoeiras do Macaquinho é uma ótima opção. A aventura começa por ela ser distante, então saia cedo, afinal o trajeto é composto por diversas cachoeiras esverdeadas. A dica é tirar o dia inteiro para conhecer a aproveitar. 

Vale da Lua

O Vale da Lua é um dos pontos turísticos mais únicos da Chapada, e com certeza vale a visita. O nome é porque o lugar lembra uma superfície lunar com diversos túneis escavados nas rochas. Além disso, o rio corre por entre as rochas, e a beleza é impactante.

Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo

Que a Chapada dos Veadeiros é recheada de belas paisagens já sabemos, mas o Mirante da Janela merece espaço nessa lista. Ele tem vista para saltos do Rio Preto e geralmente é vazio, já que a maioria dos turistas acaba esquecendo de colocar o lugar no roteiro de viagem. 

A Cachoeira do Abismo também dispensa apresentações. Na época das chuvas ela seca, então procure ir nos períodos menos chuvosos.

Cachoeira dos Cristais

Se você está procurando um roteiro para toda a família, a Cachoeira dos Cristais é o lugar ideal. Ela é ótima para quem quer passar um dia tranquilo e leve, já que tem um percurso fácil e curto. 

Trilha das Sete Quedas

Mais uma trilha que pode ser feita dentro do Parque Nacional, a Trilha das Sete Quedas é para aqueles com espírito aventureiro. Geralmente a trilha é feita em dois dias por ser muito longa, e tem cerca de 23 km de extensão. Um detalhe, ela só pode ser feita entre os meses de junho a outubro.

Catarata dos Couros

Esse é um destino queridinho dos locais, e os turistas também amam a Catarata dos Couros. Durante todo o trajeto você vai se surpreendendo com as paisagens. Com ida e volta, a trilha até a catarata é de 6 km e é ideal para quem quer passar o dia curtindo, já que o roteiro segue o Rio dos Couros, com águas transparentes.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo