Estratégia

Ferramentas de WhatsApp para potencializar o RD Station

RD Station é uma ferramenta de automação de marketing digital que reúne os principais recursos em um só lugar. Por meio dele, é possível investir em diferentes ações, com muito mais eficiência e benefícios para a produtividade.

Há muito tempo que os consumidores já não dão tanta atenção para as propagandas na TV ou no rádio. Tampouco estão dispostas a prestar atenção no conteúdo de um panfleto.

Isso acontece porque a internet se transformou no principal veículo de comunicação que existe hoje, e as estratégias de marketing digital se popularizaram. Dessa forma as marcas investem na divulgação de seus produtos e serviços pela internet.

As pessoas estão cada vez mais conectadas, por essa razão, suas decisões de compra são pautadas pelos conteúdos que consomem nos canais digitais.

Além disso, o consumidor moderno adotou de vez o hábito de pesquisar na internet os produtos e serviços que precisa, além de comparar preços e ainda saber a opinião de outras pessoas antes de comprar.

Mas para fazer uma boa estratégia de marketing, é necessário usar as ferramentas certas. Por isso, neste artigo, entenda o que é RD Station, como o WhatsApp pode ser usado com essa plataforma e algumas ferramentas para combiná-los.

Entenda o que é RD Station

RD Station é uma ferramenta de automação de marketing que reúne os principais recursos em um só lugar. Dessa forma, a empresa pode elaborar suas estratégias de marketing digital, por meio de um único software e com muito mais eficiência.

A plataforma reúne funcionalidades que ajudam a atrair e converter o público, além de melhorar o relacionamento entre a companhia e os consumidores.

Também pode ser usada por um fabricante de envelopes pequenos para analisar os resultados das ações, por meio de relatórios unificados.

Como usar o WhatsApp com o RD Station

Não é novidade para ninguém que os aplicativos precisam ser utilizados nas estratégias de marketing digital das empresas, como no caso do WhatsApp. Por meio dele, é possível melhorar a experiência do usuário e aumentar as vendas.

O RD Station possui o botão do WhatsApp que permite ao usuário ter um ícone clicável dentro de seu site. A plataforma oferece um enorme potencial social para as marcas que desejam explorar essa comunicação.

O WhatsApp é usado por cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo, sendo um dos aplicativos mais baixados e presente em praticamente 99% dos smartphones ativos.

Além disso, cerca de 33% das pessoas costumam abrir o aplicativo assim que recebem uma notificação. Com base nessa informação, não é de se admirar porque ele contribui com as empresas na hora de conquistar espaço no mercado.

Uma escola de curso básico de teclado precisa ter um botão do WhatsApp em seu site para facilitar a vida de seus clientes.

É possível posicionar um ícone clicável com o logotipo do aplicativo em qualquer página do portal, e ao clicar nele, o usuário acessa um formulário para se comunicar com a empresa pelo canal.

Tudo acontece de maneira dinâmica e pensada para otimizar o tempo dos usuários, e a companhia só precisa instalar o botão em seu site.

Em sua ferramenta RD Station, acesse o menu “converter” e depois clique em “botões de WhatsApp”. Ao fazer isso, abrirá uma janela com um formulário de personalização do botão para que seja inserido no site.

É muito importante preencher os espaços com atenção, por isso, caso seja necessário, recomenda-se o auxílio de um profissional.

Depois, a empresa precisa elaborar uma mensagem chamativa que será exibida quando o usuário clicar no ícone. O número de telefone da empresa e o e-mail precisam ser cadastrados porque os leads capturados serão encaminhados para eles.

Ferramentas para usar

Existem algumas ferramentas do WhatsApp que servem para usar o aplicativo com o RD Station. São elas:

Letalk

O fabricante de chapa de compensado 10mm pode usar essa plataforma de automação para enviar mensagens via WhatsApp, iniciando uma conversa com os leads e clientes, por meio de uma estrutura de funis e automação do RD.

A companhia pode enviar uma mensagem para avisar o contato que um conteúdo importante foi enviado por e-mail. Ou seja, o Letalk é um recurso que potencializa as estratégias de e-mail marketing.

Além disso, também permite fazer o atendimento via WhatsApp com diferentes atendentes, usando um único número e métricas globais.

Zenvia

Essa plataforma tem como foco automatizar as conversas por meio de chatbots. Com esse recurso, acompanhe a conversa com os leads e clientes, qualifique os prospects e distribua os contatos para o time de vendas.

Todas essas ações podem ser feitas automaticamente, bastando apenas inserir o botão de WhatsApp presente no RD Station no site da marca.

A ferramenta se encarrega de captar os leads convertidos pelo site de uma confecção de uniforme copeira hospitalar, que já podem ser trabalhados pela automação de e-mail.

Durante esse processo, o papel da Zenvia é manter as conversas via chatbot, esclarecer dúvidas das pessoas e até mesmo fechar uma venda.

Suiteshare

Essa ferramenta estrutura o canal de vendas no WhatsApp, permitindo criar links personalizados com fluxos automatizados, que ajudam a divulgar os canais de vendas, colocam chat no WhatsApp do site ou widget em páginas de produtos.

Isso ajuda a aumentar a taxa de conversão e organizar melhor os processos de atendimento. Por meio do Suiteshare também é possível fazer retargeting com os usuários que mencionaram a empresa no aplicativo.

Ele também distribui os leads para os vendedores de maneira automática, elabora métricas sobre os clientes gerados para os vendedores e consegue identificar de que maneira chegaram e os canais que convertem melhor.

O maior benefício desta ferramenta para um fabricante de porta papel acrílico é a possibilidade de criar formulários e os leads convertidos vão diretamente para o RD Station marketing.

Por meio de uma integração nativa com o RD Station CRM, a companhia consegue enviar os leads diretamente para os vendedores que vão atender via WhatsApp.

O negócio pode até mesmo criar campanhas de e-mail marketing para aqueles que acabaram de iniciar uma conversa pelo aplicativo, ao mesmo tempo em que investe em campanhas de mídia paga.

Em outras palavras, a companhia consegue coordenar os esforços para automatizar suas campanhas e melhorar os resultados obtidos.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a principal ferramenta usada pelas empresas, visto que oferece benefícios compatíveis com as necessidades dos negócios. Assim como outras ferramentas, ele também pode ser integrado ao RD Station.

Uma empresa especializada em dispensa de outorga de poço artesiano pode fazer isso porque o RD desenvolveu uma integração direta com o WhatsApp, sendo uma estratégia muito positiva para ser trabalhada em um único lugar.

O funcionamento é muito simples, depois basta colocar o botão do WhatsApp no site institucional, e as pessoas que desejam falar com a empresa só precisam preencher um formulário e automaticamente se tornam leads.

Depois da conversão, a companhia só precisa segmentar as comunicações futuras, por meio de listas de e-mail personalizadas que são enviadas a qualquer momento para os usuários que chegaram por meio do recurso.

Para uma gráfica especializada em impressão de estampa em tecido, a maior vantagem é que não precisa pagar nada para fazer isso, inclusive pessoas que não são clientes da plataforma.

Por que usar o WhatsApp

As pessoas passam muito tempo conversando no WhatsApp, tanto é que de acordo com uma pesquisa da Broadband Search, os usuários passam cerca de 144 minutos por dia nas redes sociais.

Se formos juntar todo esse tempo, é o mesmo que ficar 6 anos e 8 meses seguidos navegando nessas plataformas. Para se ter uma ideia do quanto isso é significativo, os usuários passam mais tempo nas redes sociais do que comendo.

O WhatsApp entra nessa história porque é uma das redes sociais mais usadas no mundo, presente na vida das pessoas cerca de 28 minutos por dia. Mas isso não acontece só no Brasil, na verdade, é um comportamento global.

Os clientes de um fabricante de caneca personalizada transparente utilizam a plataforma para se comunicar, e onde as pessoas estão, as empresas também precisam estar.

Só que o empreendedor, assim como gestores e profissionais de atendimento não precisam passar o dia todo conectados. Basta integrar o aplicativo com o RD Station e facilitar esse trabalho.

Considerações finais

A maneira como as pessoas se comunicam mudou muito nos últimos anos e prova disso são os aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp.

Juntando essa mudança com as estratégias de marketing digital, unir o aplicativo com a maior ferramenta de automação do mercado é a melhor forma de aprimorar o uso da ferramenta.

Neste artigo, você aprendeu como unir o WhatsApp com o RD Station e poderá aproveitar todas as facilidades e vantagens dessas plataformas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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