Sem categoriaViagem

Entenda o que é ecolodge

Diante do grande contingente de acesso à informação que os usuários têm, algumas demandas passam a se tornar cada vez mais importantes de serem supridas. Portanto, entender o que é ecolodge se torna fundamental.

Uma das mudanças nas dinâmicas de consumo que pode ser notada a partir da implementação das ferramentas de tecnologia digital é, justamente, com relação a exigência dos clientes.

Isso não diz respeito apenas à qualidade do produto ou do serviço, nem está relacionado aos aspectos de posicionamento da marca.

Dentro das novas lógicas de consumo, é importante para o cliente que ele reconheça na empresa alguns fatores importantes.

O compromisso de um pet shop mais próximo, por exemplo, no que tange ao bom tratamento com seus pacientes é o fator que vai determinar ou não a ida àquele estabelecimento.

Isso se dá por intermédio de uma rede de usuários dispostas a compartilhar as suas experiências com determinadas marcas.

Em plataformas de reclamações, por exemplo, é possível encontrar alguns comentários sobre as empresas.

Se essas acusações forem verificáveis, é bem provável que a empresa vai amargar uma perda de mercado significativa.

Se, porventura, uma casa de repouso tiver algumas acusações de pouco cuidado ao efetuar o serviço de Fisioterapia para idosos acamados, isso pode gerar alguns problemas para a marca, inclusive, incidindo em meio judiciais.

É certo que toda a marca que está buscando se inserir no meio digital através de estratégias de marketing não quer correr esse risco.

Para que isso ocorra, é necessário que uma série de medidas sejam tomadas para entender quais são as dinâmicas de consumo daquele público específico.

Uma coisa muito comum que acontece com uma marca que fere alguma política social ou ambiental é que ela sofra um boicote por parte dos clientes.

Por isso, é importante entender quais são os benefícios que essa perspectiva de consumo consciente traz para uma marca:

  • Confiança;
  • Fidelização;
  • Buzz marketing;
  • Redução de danos.

Esses são alguns dos pontos positivos que uma marca que assume uma perspectiva de responsabilidade social pode obter.

O primeiro ponto é o mais claro de todos, afinal de contas, o que se procura ao tomar essa postura é, justamente, a confiança do público.

Nesse sentido, a fidelização se torna uma consequência natural dessa relação e por esse motivo deve ser considerada pelas empresas.

Uma fabricante de maquina de fazer gelo filtrado, por exemplo, pode se beneficiar de práticas de indústria de baixo carbono.

Essa perspectiva é uma das grandes tendências do mercado e exige muita atenção das empresas.

Outro ponto primordial é a capacidade que essas posturas têm de conquistar o público e fazê-lo entrar em uma rede de buzz marketing.

Afinal de contas, aquele público está inserido em um meio social que possui as suas demandas e, portanto, ele vai divulgar as práticas dessa marca.

Por fim, a redução de danos do ponto de vista da imagem da marca e dos riscos financeiros é uma consequência disso tudo.

Isso se dá, sobretudo, porque uma perspectiva responsável significa, dentre outras coisas, um alinhamento com valores sociais.

Definição de ecolodge

Dado o panorama geral da perspectiva de consumo responsável e como isso impacta as empresas, é possível afunilar um pouco mais esse contexto.

Com base na grande tendência do ecoturismo, essa perspectiva tem ganhado cada vez mais adeptos. Trata-se do ecolodge. 

Por isso, é importante entender quais são as suas grandes determinações e diferenças para uma simples pousada no meio da natureza.

É certo que quando um cliente está buscando uma acomodação para passar suas férias os lugares no meio da natureza podem ser uma grande opção.

No entanto, quanto mais o conceito de ecolodge tem se difundido, mais importante tem se tornado a noção de que não basta apenas estar no meio da natureza, mas integrar-se à ela.

Alguns pontos de acomodação são fundamentais para a manutenção do conforto, como, por exemplo, a instalação banheira jacuzzi. No entanto, um ecolodge precisa ir além.

Esse conceito está ligado intimamente ao ecoturismo. Sua denominação principal é a integração de boas acomodações com a responsabilidade ambiental.

Esse conceito tem sido amplamente difundido por conta das grandes emergências climáticas.

Incide-se, portanto, nos critérios do cliente a responsabilidade de não fazer parte de algum dano à natureza.

Por essa razão, esses fatores podem determinar ou não a contratação dos serviços de uma pousada ou hotel.

Ao pesar os prós e os contras de um estabelecimento com essas características, o ecolodge pode ter o mesmo peso de um cercado de pvc para bebê na hora do fechamento do negócio.

Como se tornar um ecolodge?

Compreender quais são as determinações de um ecolodge pode parecer mais simples do que se criar um.

Afinal de contas, é preciso compreender como um hotel ou pousada pode se tornar um ecolodge.

Compromisso com a fauna e a flora local

Assim como em evento de inauguração de loja em bairros, a gestão pode se comprometer na manutenção dos parques e praças locais, o ecolodge precisa agir nesse sentido.

Ou seja, existe uma grande credibilidade da empresa que tem uma plaquinha em uma praça apontando a sua contribuição para a preservação daquele local.

Contudo, é mais importante ainda para um ecolodge que esse compromisso seja ainda mais intenso.

Precisa-se, portanto, de uma postura que não agrida aquele ambiente e, sobretudo, que preserve e crie novos mecanismos para que ele se restabeleça de possíveis danos.

Estruturar descartes adequados

Pode-se perceber que, ao fim da tarde, uma praia que estava lotada de turistas fica cheia de lixo em sua areia.

Esse é um dos problemas mais importantes que um ponto turístico pode enfrentar, uma vez que ele degrada aquele ambiente.

No entanto, não basta apenas que os clientes de um hotel jogue o lixo no lugar correto, é preciso ir além.

Ou seja, todas as dinâmicas de produções de descartes tem que ser consideradas para que não se tornem poluentes. Seja desde o esgoto gerado, até o descarte correto da capa para piscina flutuante que foi trocada pelo caseiro.

Todos esses pontos devem convergir com as dinâmicas naturais daquele local e, portanto, não agredi-lo.

Investimento em educação e pesquisa

Preservar pode ser um ato passivo às dinâmicas da natureza, mas é possível ir além para que as dinâmicas sejam revitalizadas.

Por isso, apoiar pesquisas para a preservação da biodiversidade local se torna um imperativo importante.

Além disso, é fundamental que os guias turísticos estejam integrados a uma lógica educativa do ponto de vista ambiental.

Ou seja, a pesquisa e a educação podem ser dois pilares de preservação importantes para um ecolodge.

Principais ecolodges pelo mundo

Compreendendo um pouco melhor todos os detalhes que classificam um ecolodge como sustentável ou não, já é possível apontar alguns exemplos das acomodações mais conhecidas no mundo.

Itacaré Eco Resort

Esse ecolodge fica localizado no estado da Bahia no Brasil. Ele consiste em uma antiga fazenda de café que se tornou um hotel.

Com acesso a duas praias, o Itacaré Eco Resort é um exemplo de integração responsável com a natureza.

Whitepod Eco Resort

Se o resort citado anteriormente apostava nas belas praias do litoral baiano e no clima tropical, o Whitepod Eco Resort é o oposto disso.

Situado nos Alpes Suíços, essa é uma opção perfeita para quem gosta do clima frio com uma vista deslumbrante.

Refúgio Ecológico Caiman

Situado na região pantaneira do centro-oeste brasileiro, o Refúgio Ecológico Caiman está inserido em uma grande extensão de terra.

Sua dinâmica de preservação, a partir de pesquisas da biodiversidade local, é um exemplo para quem quer montar um ecolodge.

Considerações finais

O ecolodge tem sido um conceito cada vez mais difundido dentro do mercado de hotelaria e hospedagens em geral.

Isso se dá, sobretudo, pela sua capacidade de oferecer bons serviços sem interferir de forma negativa na biodiversidade local.

Por isso, é importante sempre afirmar o seu compromisso com a preservação da fauna e da flora local.

Além disso, estruturar meios de descartes adequados de dejetos é essencial para que não haja uma incidência de poluição.

Por parte dos usuários, uma dica importante é que se for acessar a localidade com carro, que se contrate uma empresa de vistoria cautelar para verificar se o veículo não está emitindo gases prejudiciais para aquele lugar.

Outros pontos a serem considerados é o entendimento de quais são as principais referências de ecolodges para que, assim, seja possível fundamentar alguns critérios.

É possível perceber que, tanto nos lugares mais populares do Brasil, quanto na Suíça, a perspectiva de preservação ambiental é um imperativo.

Ou seja, não basta estar presente dentro de um ambiente integrado com a natureza, mas é preciso, sobretudo, respeitá-lo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo