Estilo de vida

Como a alimentação pode afetar a saúde bucal e prevenir cáries

Cuidar da saúde bucal é muito importante para qualquer pessoa que almeja ter uma boa qualidade de vida, já que os dentes são fundamentais não só para a conquista de uma boa alimentação, já que eles são responsáveis pela trituração dos alimentos durante a mastigação, mas também para a estética bucal e uma boa autoestima. 

Sendo assim, quando o assunto é a manutenção dos tecidos bucais, é importante saber que para além dos cuidados com a escovação e a visita regular ao profissional dentista, também é preciso cuidar devidamente dos alimentos que consumimos, já que alguns facilitam o surgimento de doenças bucais como as cáries. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito de como a alimentação pode interferir na saúde bucal e ajudar no desenvolvimento das cáries, além de conferir dicas de como se alimentar melhor e entender mais a respeito dos cuidados bucais para evitar a necessidade de tratamentos mais invasivos, como o implante dentário.

Os alimentos que ingerimos prejudicam nossos dentes?

Assim como já mencionamos anteriormente, alguns alimentos podem não só prejudicar a saúde clínica do paciente, facilitando o surgimento de doenças como a pressão alta e a diabetes, como também facilitar o desenvolvimento de doenças bucais, como por exemplo, a cárie. 

Isso acontece porque alguns alimentos, principalmente aqueles ricos em glicose, acabam potencializando a ação das bactérias responsáveis pelo surgimento das cáries e da gengivite.

Sendo assim, quando essa alimentação é combinada com a falta de higiene bucal, por exemplo, o paciente pode acabar desenvolvendo lesões endo periodontais.

Assim, confira a seguir alguns dos principais alimentos que podem prejudicar a saúde bucal:

  • Café;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Doces;
  • Refrigerantes;
  • Carboidratos;
  • Frutas ácidas;
  • Balas muito duras;
  • Alimentos em conserva;
  • Frutas secas.

Deve-se ressaltar que o que potencializa os problemas odontológicos não é unicamente o consumo de alimentos, mas sim a falta de higiene bucal.

Quais doenças surgem por conta da falta de nutrientes?

Além da alimentação rica em componentes que podem potencializar a ação das bactérias, também é preciso ficar de olho na falta de nutrientes para manter a saúde bucal, que acontece com pessoas que deixam de consumir legumes e verduras, por exemplo, e acabam mantendo uma alimentação considerada como pobre. 

Dessa forma, a falta de nutrientes bucais acaba deixando os tecidos da boca mais fracos e sem a devida proteção contra doenças sérias, que podem levar o paciente a precisar de tratamentos como uma cirurgia oral, por exemplo. 

Confira a seguir alguns dos principais problemas causados pela alimentação pobre em nutrientes para a saúde bucal:

  • Aparecimento de manchas nos dentes;
  • Alimentos causam mau hálito;
  • Aparecimento de cáries.

Com isso, é importante evidenciar que para garantir a saúde bucal, além de visitas regulares ao profissional dentista para evitar a carie dentaria tratamento, é preciso também solicitar a ajuda de um nutricionista.

Assim será possível que o paciente consiga construir uma alimentação devidamente balanceada para enriquecer não só a saúde bucal, como também a saúde do corpo como um todo. 

Quais alimentos ajudam a saúde bucal?

Uma vez que foi possível entender a importância de uma boa alimentação para a saúde bucal e como ela pode provocar o desenvolvimento de doenças, leia adiante alguns dos principais alimentos que vão valorizar a saúde da sua boca, deixando-a mais forte, para que nunca precise de um implante odontológico e consiga conquistar um sorriso estonteante:

  1. Laticínios

Os laticínios são alimentos derivados do leite que contam com bastante cálcio em sua composição, além de nutrientes como o fósforo, ácido lático, proteínas e vitaminas indispensáveis para que os ossos e dentes cresçam fortes e saudáveis. 

O consumo dos laticínios ajuda na proteção do corpo contra substâncias que apresentam com maior acidez, no desenvolvimento e na intensificação da sua mineralização, protegendo o esmalte do desgaste.

  1. Peixes

Os peixes são fonte de proteína mas também contam com alto índice de cálcio, além de serem ricos em vitamina D, o que ajuda na fortificação dos dentes. Além disso, os peixes também são fonte de Ômega 3, componente importante para a saliva.

  1. Água

Por último, mas não menos importante, a água é o principal componente de 70% de todo o nosso corpo e também ganha protagonismo na saúde bucal, já que a água mantém a higiene dental, auxilia na eliminação de restos de alimentos e na manutenção dos níveis de minerais. Ela estimula a salivação, mantém a boca sempre hidratada.
Para mais conteúdos relacionados à Saúde e Alimentação Saudável, acesse nosso portal.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo