O que é EAT? O que mudou na autoridade dos sites?
Quem está em busca de conhecimento a respeito de SEO já deve ter ouvido sobre o que é EAT, pois estamos falando de uma sigla que reúne expertise, autoridade e confiabilidade, fatores que são classificados pelo Google como importantes para apontar se uma página tem ou não qualidade.
Entender o que é EAT é fundamental, porque ele pode impactar diretamente no ranqueamento do seu site. Por isso, entenda o que é o EAT e como ele trouxe alterações na autoridade dos sites.
EAT objetiva tornar buscas mais assertivas para os internautas
A sigla EAT foi criada a partir das Diretrizes dos avaliadores de qualidade do Google (QRG) que consistem em um conjunto de regras usadas para avaliar como a pesquisa foi feita.
Esses avaliadores notam os resultados das buscas e a partir disso aferem qualidade aos sites entre os resultados principais. Apesar de não trazerem nenhum tipo de impacto no ranqueamento, o objetivo do Google é melhorar dia após dias o seu algoritmo tendo como foco a entrega de resultados cada vez mais certeiros para os internautas.
EAT é mesmo importante?
A resposta para a pergunta que intitula esse subtítulo é sim. O EAT tem o poder de indicar a qualidade de um site. Quando um avaliador percebe a ausência do EAT, automaticamente é apontado que a página tem baixa qualidade.
Por esse motivo, se a sua página traz o serviço de cirurgia robótica, cirurgia metabólica, de patrimoniamento ou de desenvolvimento de sites, é fundamental que esses conteúdos sejam desenvolvidos profissionais de cada uma das áreas, porque assim as pessoas terão acesso a informação de qualidade, capaz de resolver o seu problema.
Quando o EAT de um site melhora, as pessoas vão até ele em busca de informação confiável e encontram uma boa experiência. Com isso, a tendência é que elas aumentem a confiança em sua empresa e a chance de fazer negócios aumenta.
O que fazer para melhorar o EAT?
Não basta entender o que é eat, mas sim colocar em prática ações para que a avaliação do seu site melhore. Para isso, será preciso ao longo do tempo fazer com que as pessoas confiem na experiência e na autoridade dos produtores de conteúdo.
Uma das maneiras mais eficazes para quem quer trabalhar o EAT do site é apostando em conteúdo de qualidade. Apesar de parecer uma solução simples, é isso que os internautas e o Google desejam.
Conforme aumenta o número de conteúdos, a confiança, autoridade e a confiabilidade dos usuários também vai aumentando.
Por isso, trabalhe em oferecer uma experiência diferenciada para quem acessa a sua página. Se preciso for, contrate alguém reconhecido no mercado para falar de determinado tema.
Além disso, busque ter autoridade. Essa ação se conquista por meio de menções de fontes e de links que sites de notícias, empresas conhecidas, instituições acadêmicas e organizações do setor fazem sobre você.
Por fim, para melhorar a confiabilidade será preciso dar informações sempre citando as fontes e de forma precisa e, ainda, garantir a segurança do site.