Marketing Digital

Publicidade e Marketing: Como trabalhar com os dois

A publicidade e o marketing são confundidos como uma mesma versão de divulgação de produtos e serviços.

Seja um empreendedor em início de carreira, ou um profissional com sólido conhecimento sobre o funcionamento do mercado consumidor, é preciso entender os principais detalhes e diferenças entre publicidade e marketing para obter melhores resultados junto ao público.

O que é marketing e qual a importância?

Marketing: Entendendo a importância

O marketing compreende atividades que as empresas colocam em prática, somado a processos de criação, comunicação e trocas com os clientes, parceiros comerciais e a sociedade como um todo, por meio de divulgação de ofertas valorosas para um conjunto de pessoas. 

De maneira mais simples, o marketing está relacionado aos negócios, em que, por meio de diferentes canais, ajuda empresas a apresentarem produtos e serviços, a fim de maximizar as vendas.

O marketing é importante por agregar valor a ambas as partes, ou seja, consumidores e empresas. 

Além disso, flui por todos os departamentos da organização, como:

  • Desenvolvimento de produtos;
  • Equipe de vendas;
  • Marketing interno;
  • Publicidade.

Além disso, o marketing pode ser direcionado a dois modelos de negócios, sendo o B2B (Business To Business), e B2C (Business To Consumer). 

O primeiro modelo trata de negócios entre duas ou mais empresas, e o segundo de uma empresa para o consumidor final. 

Definição de publicidade e importância

A publicidade pode ser definida como qualquer tipo de comunicação, na maioria dos casos paga, com a finalidade de informar ou influenciar uma ou mais pessoas, geralmente consumidores em geral.

Como curiosidade, dependendo de determinados fatores, uma pessoa pode se deparar com até 5.000 mensagens publicitárias ao longo de um dia. 

Apenas isso reflete em como os anúncios podem impactar ou influenciar os consumidores e marcam o mercado atual, de forma direta ou indireta, por meio das propagandas.

A ideia principal é transmitir mensagens sobre os produtos ou serviços de uma empresa, com objetivo de atrair clientes para comprá-los. 

Além disso, quando implementada estrategicamente, a publicidade ajuda a aumentar as vendas e a receita da empresa.

As empresas possuem controle total sobre a publicidade, que a utiliza como um canal de comunicação de mão única, fornecendo informações impessoais ao público em geral, mantendo um conteúdo promovido em diferentes canais de divulgação

De alguma maneira, a publicidade também ajuda a conscientizar os consumidores, atingindo ainda mais o público e o retém. 

Com isso, cria-se uma imagem de marca e reputação na mente do cliente, potencializando a boa vontade da empresa. 

Todos esses elementos ajudam as empresas a aumentar as vendas, conversões e receita.

Principais diferenças de marketing e publicidade

A publicidade é a maior despesa dentro de um planejamento de marketing, com as relações públicas em segundo lugar e a pesquisa de mercado logo em seguida.

A melhor maneira de definir a estratégia de marketing é pensar como uma grande torta que pode ser fatiada em pedaços.

Esses pedaços são a publicidade, pesquisa de mercado, planejamento de mídia, relações públicas, precificação de produtos, distribuição, suporte ao cliente, estratégia de vendas e envolvimento da comunidade.

Ou seja, a publicidade equivale apenas a um pedaço na estratégia de marketing. 

Todos esses elementos devem trabalhar de forma independente e, ao mesmo tempo, em direção a um objetivo maior. 

O marketing é um processo que leva tempo e pode envolver horas de pesquisa para que um plano seja eficaz, e que deve servir como facilitador de troca entre empresa e consumidor.

Marketing e publicidade funcionam juntos

Tanto o marketing quanto a publicidade exigem pesquisas sobre a melhor forma de alcançar determinados dados demográficos. 

Por exemplo, há pouca utilidade em campanhas de uma marca e publicidade para idosos se a empresa tenta vender brinquedos infantis. 

Para chegar ao local ideal do mercado, são feitos testes com clientes para avaliar a viabilidade de produtos, resultando em publicidade e marketing. 

Em primeiro lugar, trabalha-se o marketing do produto, construindo a marca e garantindo que ela seja apreciada pelo público-alvo. 

Depois disso, cria-se uma campanha publicitária para colocar o produto no mercado. 

Passar por essas etapas, e reconhecer a diferença nas funções de marketing e publicidade são os primeiros passos para o lançamento bem-sucedido de um produto.

Conclusão

Marketing e publicidade funcionam em conjunto, com uma série de outros fatores que levam as empresas a serem reconhecidas pelo mercado consumidor, por meio de anúncios direcionados a um público-alvo.Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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