Marketing Digital

Tendências de marketing e vendas para 2022

O marketing é uma área que sempre está passando por constantes mudanças e evoluções, e foi um dos segmentos que mais sofreu alterações com a chegada da pandemia. Diversas pessoas migraram de vez para o ramo digital e abraçaram as novas tecnologias como grandes aliadas. 

Diversos ramos, desde empresas que vendem luva de vaqueta até comércios de jogos eletrônicos mergulharam de cabeça neste mundo que é uma das grandes tendências de mercado que continua forte em 2022. 

Porém, assim como toda área, o marketing e as vendas devem passar por algumas mudanças no próximo ano, aderindo ainda mais, as tecnologias como ferramentas disponibilizadas a seu favor. 

Pensando nisso, separamos algumas das que podem ser as novas tendências para essa área no próximo ano. 

Relacionamento via chatbots

A primeira tendência para o próximo ano é o crescimento do relacionamento via bots, essa que é uma ferramenta muito utilizada atualmente e que deve ganhar ainda mais espaço no ano que vem. 

Para quem não conhece, os chatbots ou IAs, são aqueles programas que respondem com mensagens automáticas e criam um diálogo com você quase que de forma instantânea. 

Um dos fatores que faz com que essa ferramenta se torne uma tendência é justamente sua praticidade e velocidade nas respostas. Hoje, as pessoas querem atendimentos rápidos e soluções práticas, fatores que os bots podem resolver muito bem. 

Se você tiver uma dúvida sobre qual insumos para cerveja comprar, por exemplo, o chatbot pode responder suas perguntas e te direcionar da melhor maneira possível. Essa é uma tática que agrega tanto ao marketing quanto às vendas, para que o seu negócio consiga vender mais e ter um atendimento de maior qualidade. 

Experiência por voz

A pesquisa por voz virou moda e cresce cada vez mais dentro do mercado de marketing e vendas. As pessoas estão utilizando muito mais os recursos de áudio para pesquisar sobre quais produtos deve comprar. 

Por causa disso, otimizar o SEO e especificá-lo para a linguagem da pesquisa por voz, deve ser uma prática bastante comum e utilizada durante o próximo ano, já que a maneira como as pessoas pesquisam digitando e por voz é totalmente diferente. 

Uma pessoa que procura enfeites de natal de papelão, por exemplo, pode pesquisar apenas: “ enfeites de natal de papelão”, já na voz é algo mais como uma conversa entre amigos, “ como fazer enfeites de natal com caixa de papelão”. 

É diferente a forma como deve ser otimizado o SEO e como as pessoas procuram não é mesmo? Por isso é importante ficar de olho para sempre otimizar seu site. 

Interatividade e vendas pelas redes sociais

Outra tendência é que o público atualmente, busca ter maior interatividade, seja ele com posts ou anúncios. As pessoas querem saber se existe alguém por trás da empresa, e querem ter um diálogo melhor com seu negócio de forma mais humanizada. 

Além disso, as vendas através das redes sociais, como o Facebook Marketplace, por exemplo, vem crescendo cada vez mais e atraindo mais procura de diversas pessoas e empresas, que possuem uma plataforma moderna e fácil para anunciar seus produtos. 

O mundo do marketing e vendas está em constante mudança e evolução, por isso, é sempre preciso saber sobre suas tendências e se adaptar conforme vão surgindo novos recursos. 

Os chatbots e a pesquisa por voz, são exemplos tecnológicos que devem ganhar força e surgir como ferramentas quase que obrigatórias para todos aqueles que desejam ampliar suas vendas e ter mais presença com seu público. 

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