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Uso de chatbots como estratégia de Marketing Digital

Sem sombra de dúvidas, os chatbots, sistemas construídos com Inteligência Artificial e que interagem com usuários por mensagens de texto ou fala, não são mais novidade no mercado. Porém, a verdade é que poucas marcas ainda sabem fazer o bom uso dos bots, principalmente na hora de incluí-los em suas ações de comunicação. Por isso, neste texto vamos falar mais sobre o uso de chatbots como estratégia de Marketing Digital.

Para começo de conversa, é importante desconstruir a ideia de que um chatbot tem a finalidade apenas para o atendimento, vendas, apoio ao backoffice ou cobrança dentro de uma empresa.

Embora essas funções sejam as mais comuns, o uso de bots oferece oportunidades incríveis também para o Marketing Digital. Exemplos não faltam, por isso, separamos abaixo as melhores sugestões para você aproveitar todas as vantagens dos chatbots na sua estratégia digital.

Como usar o chatbot na sua estratégia de Marketing Digital?

Todo e qualquer profissional de Marketing sabe da importância da interação entre marca e usuário, da segmentação de público e mensuração de resultados para que uma comunicação digital seja realmente eficaz. Sendo assim, adivinha qual ferramenta é capaz de contemplar muito bem esses três componentes nos esforços de marketing digital?

Se você pensou nos chatbots, acertou. Mas para entender melhor de que maneira isso pode ser aplicado, acompanhe os tópicos seguintes:

Chatbots como estratégia para a geração de leads

Imagine que você tem a missão de traçar uma estratégia de Marketing Digital para atrair novos clientes para o seu negócio. Então, será preciso não somente capturar a atenção do visitante com conteúdo relevante, mas também oferecer uma abordagem certa e um atendimento rápido para não perdê-lo.

Com base nisso, você pode utilizar um bot para criar interação com resposta automática. Por exemplo, se a sua empresa possui um site ou está presente nas redes sociais, já é possível integrar um chatbot em todos os seus canais de comunicação para atender solicitações diversas sobre preços, dúvidas e informações.

Essa é uma das melhores maneiras de criar uma boa experiência do cliente, com atendimento instantâneo e personalizado, afinal, a ferramenta estará disponível para o usuário 24 horas por dia. Aliás, a personalização do chatbot é o tema do próximo tópico.

Nutrição personalizada de leads

Pronto, leads capturados com sucesso. Mas, e agora? O que fazer com esses contatos? Novamente, aqui o chatbot entra em ação pois ele é capaz de ser moldado para nutrir os leads pelo funil de vendas e aumentar as vendas automatizando a comunicação.

Porém, você pode até pensar que automatizar é sinônimo de interação engessada e fria com o usuário. Mas fique sabendo que não é, pois hoje a tecnologia de bots evoluiu tanto que está muito mais fácil criar uma conversa natural e humanizada, que leva em conta as particularidades de cada lead.

Isso confere um leque maior para construir um chatbot que tenha a cara da empresa, transmitindo os seus valores, diferenciais e o tom de voz adequado para criar conexões genuínas com o cliente.

Portanto, um chatbot com IA pode ser treinado para repassar uma imagem mais humana e, à medida que ele fizer mais interações, mais ele irá evoluir para criar uma comunicação conversacional única com as pessoas. Seja na hora de oferecer uma recomendação ou um conteúdo sob demanda para o momento em que o lead se encontra.

Uso de chatbot para a segmentação de públicos

Para a nutrição de leads é preciso conhecer antes o consumidor, certo? Nesse caso, o chatbot também consegue capturar dados do usuário e classificá-lo de acordo com os níveis de interação, oferecendo insights valiosos para a estratégia de nutrição de leads ou futuras campanhas de marketing.

Com isso, você e o time de Marketing conseguem entender o perfil de cada usuário, como gostos e necessidades. Um exemplo: pela ferramenta você percebeu que um público gosta de interagir e receber informações como promoções apenas pelo WhatsApp. Com base nisso, você pode direcionar conteúdos específicos para esse segmento, aumentando as chances de conversão e de fidelização do cliente.

Captação de dados utilizando um robô

Depois de implementar o chatbot na sua estratégia de Marketing Digital, o recomendado é acompanhar os dados e organizar informações que possam ajudar no aperfeiçoamento da ferramenta.

Essa é uma possibilidade que o chatbot proporciona aos profissionais de marketing, uma vez que todos sabem da importância de tomar decisões baseadas em dados reais e não em adivinhações. Logo, um chatbot construído por IA facilita a definição de KPIs, os Indicadores-Chave de Performance, que são o fio condutor entre as expectativas de uma estratégia de comunicação digital e os objetivos do negócio.

Por exemplo, o bot fornece informações sobre o número total de usuários atingidos, a duração média de uma interação, sessões por usuários, número de interações, usuários ativos e engajados com o robô, tempo de resposta, etapas de conversação, taxas de retenção e outros.

Essas métricas auxiliam no entendimento do progresso da estratégia e nos reajustes para que se crie uma boa experiência do usuário, aproximando-o cada vez mais dos valores da marca e, consequentemente, aumentando as vendas do seu produto ou serviço.

Portanto, o uso de chatbots vai além de um simples atendimento, pois quando utilizado em sua totalidade nas ações de marketing, ele pode ter um impacto positivo em suas campanhas e na reputação da marca. Por isso, não deixe ele de fora em seus planos de comunicação digital!

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