Marketing Digital

Como será o futuro do marketing digital?

O marketing digital é o que podemos chamar de uma indústria evergreen (um tipo de negócio sempre viável), no qual a única coisa constante é a mudança. 

Por isso, é crucial que nós, profissionais do marketing online e empreendedores de todos os tipos, sempre estejamos atualizados sobre as mais recentes novidades do setor. 

Ter conhecimento da área permite que tomemos melhores decisões, como na escolha dos canais de comunicação, nas estratégias utilizadas e até mesmo na linguagem adotada a cada nova peça de conteúdo. 

Saber de antemão como será o futuro do marketing digital também responde a outras perguntas:

Devo investir mais ou reduzir o orçamento  de marketing online de uma empresa? Qual é a expectativa do futuro mercado do marketing digital? Quais são as novas formas de atrair clientes?

Pode até ser mais fácil seguir as práticas de marketing quando todos já estejam fazendo a mesma coisa. Mas aí, caro leitor, sua organização estará começando tarde.

O marketing digital é um negócio que vai continuar dando bons resultados para as marcas, mas somente para as que estejam atentas às novas mudanças do mercado. Sendo assim, continue a leitura e veja o que vem por aí no mundo do marketing online! 

O futuro do mercado do marketing digital

A verdade é que a pandemia da Covid-19 teve um impacto profundo em indústrias de todos os tipos e tamanhos. 

Por exemplo, de 2019 a 2020, esperava-se um crescimento de aproximadamente 6% do mercado de marketing digital, de acordo com a pesquisa Digital Advertising Global Market Report 2020-30: COVID-19 Growth and Change, da Research and Markets.

Alguém pode até pensar que “se todo mundo precisou ficar isolado e dedicou mais tempo à internet, como pode ser que o mercado tenha crescido tão pouco?”, certo?

Acontece que, apesar do trabalho remoto ter crescido, um monte de empresas fechou ou reduziu drasticamente os gastos para enfrentar a crise. Tudo teve que mudar no último ano da pandemia.

Mas, a boa notícia é que se espera que o mercado volte a crescer na casa dos dois dígitos nos próximos anos, recupere sua força e chegue a atingir um aumento de quase 12% até 2023, ainda segundo a mesma pesquisa. 

Se formos um pouco além, ainda nesta década, nas previsões sobre a Compound Annual Growth Rate (CAGR) entre 2020 e 2025, a estimativa é de que os gastos com orçamentos de marketing digital aumentem 21,6%.

O e-commerce de hoje e do amanhã

É curioso acabar de ler sobre os números do futuro do marketing digital e entender que os orçamentos sofreram uma retração, enquanto na hora de olhar para os dados do e-commerce, houve um crescimento vertiginoso. 

Sim, pode ser que algumas empresas tenham ajustado seus orçamentos em marketing digital momentaneamente. 

Mas isso não significa que as que conseguiram migrar para as vendas pela internet não estejam aproveitando o boom do consumo pela internet. 

O e-commerce, em 2020, cresceu nada menos do que 25% em relação ao ano anterior e atingiu mais de 2,7 trilhões de dólares. E até 2025, a expectativa é que esse mercado tenha receitas na ordem dos 3,4 trilhões de dólares. 

Essa tendência do comportamento de adquirir mais produtos ou serviços online não pode ser ignorada por nenhuma organização ou indivíduo, independentemente do setor em que atue.

Dessa forma, que tal entrar para o grupo dos que estão ganhando dinheiro pela internet? Siga conosco e vamos citar algumas opções para você que anda querendo complementar sua receita!

Como começar a ganhar dinheiro na internet

Atualmente, o que não falta são opções para ganhar dinheiro com a internet. Seja você um produtor, alguém que fabrica algo ou simplesmente uma pessoa que tem muitos conhecimentos e quer compartilhar isso com o mundo, há uma forma de capitalizar o que você tem a oferecer. 

#01 Esteja na internet

Para ganhar dinheiro pela internet, você precisa estar nela. Ou seja, como você pode ser encontrado?

Se você ou sua marca já são referência, deve ter um monte de pessoas que procuram informações online sobre seu negócio e acabam não encontrando nada nos buscadores. 

Por isso, o primeiro passo é criar um website profissional, onde você vai oferecer seus produtos e serviços. Um blog para fazer postagens de conteúdos relacionados ao seu setor e construir uma presença online nas redes sociais também é uma boa estratégia. 

Agora, que você já “existe na internet”, pode começar a explorar possibilidades de monetização e criar outras estratégias de marketing digital.

#02 Venda seus produtos em seu próprio e-commerce 

Fazer um e-commerce, hoje em dia, é algo que praticamente qualquer pessoa pode fazer sem precisar pagar a ninguém para isso. 

Se você tem um produto ou serviço e já conta com uma presença online, como comentamos no ponto anterior, é hora de construir seu e-commerce e poder vender seus produtos online. 

Para isso, o que não falta são plataformas bastante intuitivas e simples, nas quais você mesmo pode criar seu e-commerce. No WordPress, é possível instalar plugins de e-commerce e criar a sua loja em poucos passos. Mas você também pode experimentar plataformas como a Magento.

#03 Já pensou em vender seu conhecimento?

Além da venda de produtos, o futuro do marketing digital também pode lhe ajudar a ganhar dinheiro com o que você tem a dizer.

Se você é um profissional experiente e pode ajudar outras pessoas a empreender em suas áreas, que tal começar a ganhar dinheiro como mentor? Aqui, a lógica é compartilhar o seu conhecimento e experiência com outras pessoas, ensinando-as a eliminar um problema ou superar um obstáculo na vida pessoal ou profissional.

Para atrair pessoas interessadas em seu programa de mentoria, você pode criar estratégias como cursos, webinars, podcasts, e-books, entre outros tipos de conteúdos. 

E olha que essas foram somente algumas maneiras de dar os primeiros passos e começar a ganhar dinheiro pela internet usando o poder do marketing digital. 

Você está pronto para o futuro do marketing digital? Então confira mais 3 ideias de negócios super atuais para a internet e explore novas possibilidades!

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