Estilo de vida

8 remédios caseiros que ajudam a eliminar problemas bucais

No Brasil, é muito difundida a ideia que remédios caseiros são excelentes alternativas para tratamento, principalmente, de sintomas corriqueiros, como por exemplo uma dor de cabeça.

Caso tenha contato com um matriarca ou patriarca que nasceu no interior e reclama por exemplo que está com dificuldade para dormir, com certeza, ouvirá uma lista de opções de chás que existem, muitas vezes plantados no quintal.

Os xaropes para gripe são com certeza campeões de receitas, com ingredientes como limão, alho e cebola, sendo assim, os ganhadores em número de prescrições.

Os remédios caseiros, em definição, são produtos naturais que auxiliam no alívio ou na cura de sintomas de doenças, sendo uma opção da medicina tradicional. 

No Brasil, por ter uma forte base cultural indígena, além de ter o assunto difundido, é uma prática extremamente comum.

Quais são os remédios caseiros que podem ajudar a eliminar problemas bucais?

Como são produtos naturais, muitas pessoas preferem investir em remédios caseiros, principalmente quando são autônomos e não se pode perder um dia de trabalho porque não possuem um plano odontologico para microempreendedor individual.

Uma opção muito comum e com benefícios excelentes, além de que todo bom brasileiro tem em casa sempre, é o famoso dente de alho. Afinal, quem nunca fez alguma receita caseira com esse ingrediente? 

Sua propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas são o motivo de estar presente em tantas receitas de remédios caseiros. 

Existem várias formas, há quem diga que mastigá-lo cru alivia a dor de dente quase que imediatamente. Uma opção para quem ainda não tem um plano odonto empresa.

Outra excelente opção é o própolis, reconhecido também por suas propriedades antioxidantes e cicatrizantes, ele ajuda no combate de doenças e a proteger o organismo contra ataques microbianos. 

Seu uso ajuda a prevenir o aparecimento de cárie dentária, logo, isso protege o dente de sofrer com essa patologia. 

Caso já esteja com a cárie, lembre-se que precisa procurar um profissional habilitado e que te ajude com o caso. Se precisar, não deixe de se informar em como funciona plano odontologico empresarial.

Quando bater aquela dor aguda e intensa no dente durante a noite, e não saber o que fazer, veja em sua despensa se há cravo da índia, ele pode ser uma excelente opção para te proporcionar alívio rápido. 

O óleo essencial de cravo da índia, conhecido como eugenol, é utilizado inclusive em clínicas odontológicas nos processos de obturação dos dentes. Ele proporciona alívio da dor e possui, além das propriedades bactericidas, as substâncias analgésicas.

Caso tenha cravo da índia em casa, pode o amassar levemente e colocá-lo em cima do dente que aparenta causar a dor. 

Agora, se tiver o óleo essencial em gotas num cotonete e colocá-lo no local da dor no máximo 2 minutos, assim, além do alívio, não causará também nenhum tipo de queimadura no local.

Há muitas receitas de bochechos, geralmente em forma de misturas líquidas ou chás, que prometem bons benefícios para a saúde bucal, como:

  • Infusão de hortelã;
  • Água morna com sal;
  • Água com gotas de  vinagre;
  • Chá de potentilla;
  • Chá de alcaçuz.

Porém, lembre-se que esses remédios são quase sempre para uma emergência. Dessa forma, não deixe de procurar um bom plano odonto empresarial, para oferecer aos seus funcionários, se tiver uma empresa.

Quais problemas bucais não podem ser resolvidos com remédios caseiros?

A cárie já foi citada aqui, e ela pode ser prevenida com remédios caseiros. Mas, o seu tratamento deve ser feito por um profissional, pois além de infeccioso, ela pode contagiar outros dentes e outras pessoas.

Caso não tratada na parte interna do dente, pode-se agravar ao ponto da perda total do dente, restando apenas a opção de inserir uma prótese ou implante no local.

Então, se por algum motivo, o seu dente quebrar ou trincar, bem como não nascer corretamente causando dor em outros pontos, o que pode acontecer com o siso, não é possível resolver o problema em casa, somente aliviar os sintomas. 

Portanto, se tiver uma empresa aberta, uma boa opção é contratar um plano odontologico para cnpj.

Tratar a causa do problema é essencial, porém sempre lembre-se de manter uma boa e constante rotina de higiene bucal, escovando os dentes com bons produtos, utilizando fio dental todos os dias e incluindo na rotina um bom enxaguante bucal, sem álcool na composição.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo