Sem categoria

Conheça as diferenças entre mentalidade de produto X projeto

Gerentes de produtos ou empresas, normalmente, têm que enfrentar um desafio de grande importância: elevar o pensamento e a cultura do patamar de projeto para o de produto. Assim, sempre surge a questão: o que diferencia a mentalidade de produto X projeto?

Tendo isso em vista, este artigo buscará esclarecer os aspectos essenciais da definição, importância e benefícios de ambos os tipos de mentalidade, visando sanar possíveis dúvidas comuns ao grande público em relação a elas.

De forma a detalhar todas as dimensões mais fundamentais do tema em questão, serão desenvolvidas diferentes seções ao longo deste conteúdo, cada uma dedicada a um assunto específico, processo análogo ao de micropigmentação capilar fio a fio.

Primeiramente, visando a definição do que é mentalidade de produto, é necessário dizer que esse tipo de pensamento tem seu foco principal no resultado, ou seja, tal mentalidade está voltada diretamente para o saldo final esperado de alguma iniciativa, seja qual for.

Ao invés de priorizar cronogramas e datas, assim como também será explorada a mentalidade de projeto, o aspecto central que orienta a mentalidade de produto é o objetivo final a ser alcançado ou no próprio trabalho a ser realizado.

Tendo isso em vista, é significativamente mais difícil, neste caso, estabelecer prazos ou tempos de entrega antecipadamente. Isso se dá porque, quando se trata de resultados, é mais difícil dizer como ou quando se atingirá determinada meta ou objetivo.

Justamente por essa razão, tal tipo de pensamento gera certo desconforto a profissionais que estão acostumados a cronogramas estruturados e monitoráveis. Assim, adotar uma mentalidade como essa pode ser extremamente complexo e, às vezes, também desafiador.

Trabalhar diretamente com a incerteza, própria da mentalidade de produto, pode desagradar funcionários e colaboradores cujas carreiras foram, por muito tempo, voltadas a projetos e gerenciamento de projetos, mas também há inúmeras potenciais vantagens.

Como será abordado a seguir, a entrega em si, em todos os seus prazos e tempos próprios, é também importante. Entretanto, expandir a compreensão para além desses aspectos é fundamental para um trabalho mais eficiente.

Ambos os pensamentos mencionados se complementam mutuamente, no sentido de que, para que o resultado esperado se concretize, é necessário entregar a tempo o que foi planejado e vice-versa. Dessa maneira, diferentes formas de pensar são igualmente válidas.

Assim, seja para a concepção e execução de um rótulo de refrigerante personalizado, ou para qualquer outra tarefa, é importante sempre manter a mente aberta a distintos tipos de pensamento, até mesmo para encarar os desafios de maneira mais criativa e arrojada.

Conceito de mentalidade de projeto

Partindo agora para a definição de mentalidade de projeto, é pertinente ressaltar que tal tipo de pensamento é amplamente difundido, sendo comum a profissionais dos mais diversos ramos, como o desenvolvimento de software, para citar um exemplo.

O foco em projetos e gerenciamento de projetos favorece o fomento desse tipo de mentalidade, em decorrência de sua priorização da entrega e dos prazos e tempos próprios a ela.

Basicamente, todas as grandes empresas têm departamentos inteiros voltados a questões como essas. Tendo existido há muito tempo, o gerenciamento de projetos dialoga diretamente com a forma como a humanidade tende a pensar: tarefas a serem cumpridas.

Assim, em contraste com a mentalidade de produto, cujo foco é o resultado, a mentalidade de projeto prioriza a entrega em si. No caso, “entrega” entendida em seu sentido mais amplo, podendo se referir às mais diversas dimensões do trabalho de uma empresa.

Justamente por se aplicar aos mais diversos aspectos do funcionamento de uma marca, a prioridade da mentalidade de projeto está nos cronogramas, nas datas, na linha do tempo, ao invés de no produto em si ou em qualquer outro elemento mais específico do trabalho.

Diferentemente da forma de pensar anteriormente desenvolvida, a presente se atém muito mais à precisão com que é possível estimar antecipadamente o tempo necessário, à conclusão de determinado projeto e, posteriormente, entregar o que foi planejado.

Ao invés de conceber o sucesso, ou não, de certa iniciativa a partir dos resultados obtidos, a mentalidade de projeto o mensura a partir da eficiência com que é estabelecido um cronograma e, sobretudo, da maestria com que ele é cumprido.

Bem como no caso de uma entrega de comida light para jantar, a mentalidade de projeto se volta amplamente para o tempo no qual o produto pode ser preparado e entregue, garantindo a satisfação tanto de quem o produziu, quanto de quem o consumiu.

Qual a importância de ambas as mentalidades?

A princípio, a respeito da importância da mentalidade de produto, é possível afirmar que ela oferece a profissionais dos mais diversos ramos uma vantagem fundamental: a excelência. Ou seja, tal tipo de pensamento viabiliza a exploração máxima de distintas potencialidades.

Com o foco no resultado, ao invés de na entrega, a mentalidade de produto expande a compreensão de sucesso de uma empresa, dando maior peso aos objetivos a serem atingidos, ao invés de simplesmente aos prazos a serem cumpridos a todo custo.

Assim como no caso de um estabelecimento que oferta day care idoso, a prioridade não está em cuidar o mais rapidamente possível das pessoas, mas em atendê-las da melhor forma que puderem para, assim, garantir os melhores resultados ao final do percurso.

Por outro lado, a mentalidade de projeto também oferece a esses mesmos profissionais uma outra vantagem igualmente indispensável: a eficiência. Portanto, tal tipo de pensamento permite que a produtividade, em termos quantitativos, seja garantida.

Com foco na entrega, em vez de no resultado, a mentalidade de projeto assegura, por exemplo, que determinada empresa seja capaz de cumprir prazos de forma eficiente e, assim, construir o respeito e a confiança de seus clientes para com o trabalho que executa.

Da mesma forma como uma marca que presta serviços de locação de van mensal, a mentalidade de projeto comunica claramente ao mercado que a pontualidade e a responsabilidade com o tempo são princípios inegociáveis e que devem ser levados a sério.

Os benefícios das duas mentalidades

Tendo em vista a infinidade de benefícios relacionados com ambas as mentalidades anteriormente definidas, também será esclarecido onde cada uma delas se localiza no que tange a quatro aspectos fundamentais. São eles:

  • Volume quantitativo de trabalho;
  • Qualidade de trabalho;
  • Rapidez e cumprimento de prazos;
  • Ousadia e criatividade.

Sobre o primeiro tópico, a mentalidade de projeto se sobressai a de produto, uma vez que, por se voltar à entrega, a primeira viabiliza uma produção quantitativamente superior. Então, ela possibilita que um maior volume de trabalho seja feito em menor tempo.

A respeito do segundo tópico, a mentalidade de produto se destaca em relação a de projeto, já que, por priorizar o resultado, a primeira permite que sejam obtidos melhores produtos finais, até porque o tempo não é um fator tão limitante quanto no caso da última.

A título de exemplo, é como se, na montagem de um andaime fachadeiro completo, o pensamento de produto viabilizasse o alcance de patamares superiores aos atingidos a partir do pensamento de projeto, uma vez que o prazo para sua montagem é flexível.

Em relação ao terceiro tópico, novamente a mentalidade de projeto se mostra superior a de produto, pois, mediante sua preocupação central com cronogramas e datas, agiliza e dinamiza o ritmo de trabalho em praticamente qualquer iniciativa em que é aplicada.

Por fim, sobre o quarto e último item, a mentalidade de produto se sobressai a de projeto, tendo em vista que a primeira prioriza uma concepção e execução de trabalho mais completa e complexa, abrindo espaço para que a ousadia e a criatividade floresçam.

Assim como na produção de diversos modelos de uniforme social feminino vestido, é possível, a partir da mentalidade de produto, obter os mais variados resultados com um mesmo conjunto de premissas e diretrizes iniciais, em distintas cores, cortes e afins.

Considerações finais

E conclusão, é notável que, a partir do conteúdo exposto ao longo deste artigo, as mentalidades de produto e de projeto possuem diferentes definições, importâncias e, sobretudo, benefícios para o trabalho a ser executado por toda e qualquer empresa.

Embora cada uma delas se baseie em pressupostos e abordagens bastante divergentes, ambas podem proporcionar saldos finais extremamente positivos para profissionais e, principalmente, marcas interessadas em crescer e se desenvolver no mercado.

Bem como no caso de um processo de manutenção impressora fiscal, é não apenas importante, mas também profundamente necessário ajustar e adaptar os diversos tipos de mentalidade existentes aos propósitos e às prioridades estabelecidos para cada iniciativa.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo