Desenvolvimento Web

7 etapas simples para criar um site

O WordPress tem muitos temas que você pode escolher em sua plataforma. Existem também outros fornecedores de temas, como Studiopress, Optimizepress e Elegant Themes, que podem ser usados, dependendo de suas necessidades.

Se você está com a impressão de que a maneira mais fácil de criar um site para seu negócio ou uso pessoal requer muito capital ou a capacidade de falar um geek fluente, você está enganado!

Os tempos mudaram, principalmente no que se refere à logística de construção de sites DIY (Do It Yourself). Hoje em dia, você não precisa escrever mais do que uma linha de código e, além disso, você pode criar um site totalmente funcional, profissional e personalizado para o seu negócio ou para pura autoexpressão em apenas uma tarde.

A última década viu o crescimento constante da plataforma de sites DIY, agilizando e simplificando o processo de criação de sites ao ponto que os iniciantes com as habilidades tecnológicas mais limitadas acharão não apenas gerenciável, mas também agradável de criar seus próprios site personalizado.

Sistemas de gerenciamento de conteúdo, como WordPress, Wix e Squarespace são três das plataformas mais populares na web hoje e, para a maneira mais fácil de criar um site, você provavelmente deve usar uma dessas opções.

No entanto, há um pouco mais do que apenas a plataforma escolhida, e estamos prestes a percorrer todas essas etapas para ajudá-lo a criar e manter seu próprio site.

1. Escolha um nome de domínio

Seu nome de domínio faz parte do URL ou endereço de seu site e é o nome pelo qual seu site se tornará conhecido pelos visitantes. Os melhores nomes de domínio são fáceis de serem lembrados pelo público, para que possam acessar seu site onde quer que estejam.

Se você já faz negócios há algum tempo sem um site, deve considerar ter o nome da sua empresa no domínio, para que os clientes existentes possam encontrá-lo.

Ou, se você está procurando construir um site afiliado, pode incluir a marca, produto ou tópico do site que está criando em seu nome de domínio.

Os nomes de domínio são indiscutivelmente a parte mais importante da construção do seu site, uma vez que você escolhe um, está promovendo a marca do seu site. Os visitantes conhecerão seu site por esse nome, portanto, não é aconselhável alterá-los com frequência, se não houver necessidade.

Você pode comprar um nome de domínio de um corretor de domínio de sua escolha ou diretamente por meio de sua empresa de hospedagem. Lembre-se de que seu provedor de serviços de hospedagem pode oferecer um domínio gratuito como parte de seu plano de hospedagem, portanto, espere até escolher seu plano de hospedagem antes de comprar um domínio. Esta etapa trata de escolher o nome perfeito.

2. Escolha um plano de hospedagem

Uma empresa de hospedagem na web ou provedor de serviços de hospedagem é a empresa à qual você paga uma taxa anual para armazenar seu site com todo o seu conteúdo em um de seus servidores privados, de modo que seu site seja acessível aos visitantes. Pense em um servidor como uma das estantes gigantes da biblioteca gigante que é a Internet.

Depois de escolher um nome de domínio e comprá-lo, um provedor de serviços de hospedagem será sua próxima parada. Bluehost é uma das opções de hospedagem mais populares para sites executados em WordPress, e oferece uma variedade de opções de planos, desde pessoais até empresariais.

Certifique-se de fazer sua pesquisa ao comprar um plano de hospedagem; você deseja escolher um host em que possa confiar e com o qual crescer, o que significa servidores poderosos com capacidade para lidar com o público do seu site.

Outras coisas a serem observadas são os custos de inscrição e renovação, suporte técnico confiável e um painel de controle amigável. O provedor de hospedagem mencionado anteriormente preenche todas essas caixas e nós o recomendamos como um host confiável para crescer.

3. Escolha uma plataforma

Sua plataforma de site ou sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) escolhido fornecerá uma estrutura de páginas, galerias e espaços de conteúdo; basicamente, um site completo; tudo que você precisa fazer é adicionar sua mídia e conteúdo personalizado.

Dependendo da plataforma escolhida, você encontrará milhares de temas e layouts personalizáveis ​​com diferentes modelos de negócios em mente à sua disposição. Além disso, você terá uma longa lista de plug-ins que fornecerão recursos complementares para garantir que seu site realmente funcione para você, com todos os recursos extras úteis de que você possa precisar.

Mais de 25% dos sites são construídos na plataforma WordPress, tornando-a a plataforma mais popular usada atualmente. Com sua operação amigável, atualizações constantes e amplas opções de temas, este é um sistema de gestão que recomendamos.

O WordPress torna muito fácil para qualquer pessoa lançar e executar seu próprio site totalmente funcional. É uma das plataformas mais simples que você pode usar para criar um site sem qualquer experiência anterior de codificação.

4. Instale o WordPress

Agora, seu provedor de hospedagem provavelmente oferecerá uma instalação simples do WordPress com um clique que terá seu site pronto para personalização em 5 minutos. Se não, não se estresse; basta visitar a guia ‘baixar WordPress’ no site WordPress.com e você também será guiado por todo o processo.

O WordPress é constantemente atualizado e você encontrará atualizações disponíveis no seu ‘painel’ ou ‘Editor WP’ regularmente, assim que o seu for instalado. Sempre faça questão de permitir essas atualizações, pois incluem recursos de segurança e correções de bugs que nenhum usuário do WordPress ou site WP pode prescindir. Atualizar regularmente irá mantê-lo seguro e manter a operação do seu site competitiva e rápida.

Neste ponto, você provavelmente está pensando que isso vai lhe custar uma fortuna, mas não só o WordPress é a melhor maneira de criar um site por conta própria, como também é um software de código aberto, o que significa que seu download é totalmente gratuito!

Existem pacotes pagos disponíveis no WordPress que oferecem benefícios adicionais, mas um pacote básico gratuito atenderá às suas necessidades quando você estiver começando.

5. Escolha um tema

Pense em um tema como o aspecto visual do seu site. Isso determinará as cores e o layout do seu site. Escolha o seu tema com cuidado, não apenas escolhendo um que pareça bom, mas que tenha boa funcionalidade e análises sólidas.

Seu tema sempre pode ser alterado em um estágio posterior, mas você deseja evitar alterá-lo com frequência, pois isso pode ter efeitos negativos no SEO e no branding.

6. Instale os plug-ins

Plug-ins são basicamente pequenos aplicativos que podem ser instalados em seu tema para fornecer funcionalidade extra para seu site. Portanto, lembre-se disso como sendo uma ‘função ou aplicativo plug-in’ e você terá a ideia.

Um plugin irá conter qualquer coisa, desde ícones de compartilhamento de mídia social a formulários de contato por e-mail. Muitos sites usam plug-ins para organizar seu site exatamente da maneira que desejam.

Alguns são maiores do que outros e, se possível, você deve tentar manter o número de plug-ins no mínimo, pois eles nem sempre funcionam 100% em harmonia e podem tornar seu site lento.

7. Faça upload do seu conteúdo

Agora que você seguiu nosso processo para colocar seu site em funcionamento, é hora de colocar algum conteúdo em seu site na forma de artigos ou informações.

Carregue sua mídia e conteúdo, personalize suas cores e menus e comece a construir um público para seu site.

Está tendo problemas para encontrar o que escrever quando lançar seu site pela primeira vez?

A melhor maneira de criar um plano de conteúdo é usar uma boa ferramenta de pesquisa de palavras-chave. O Planejador de palavras-chave do Google costumava ser a ferramenta gratuita de escolha, mas como eles fornecem aos proprietários de sites cada vez menos informações, é necessário ter uma ferramenta paga à sua disposição.

Nossa ferramenta de palavras-chave oferece sugestões de palavras-chave, para que você possa usá-las para escrever seu artigo e permite que você saiba como será difícil para você obter tráfego para seu artigo escrito sobre sua palavra-chave.

Desenvolver um site não é tão complicado quanto parece. Se você tem interesse em ser a pessoa que administra seu site diariamente e tem total controle sobre seu conteúdo, desenvolver seu próprio site é a melhor opção.

A parte mais difícil é iniciar o processo, mas depois de começar, você nunca mais olhará para trás e poderá direcionar tráfego para seu site rapidamente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo