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Remarketing: Como essa estratégia pode potencializar sua marca?

Remarketing nada mais é do que uma estratégia de marketing digital que faz marketing novamente para o mesmo consumidor em potencial. 

Isto é, ele exibe anúncios para pessoas que já tiveram contato com uma marca anteriormente.

O seu objetivo é aumentar a conversão, para que as vendas de barraca para festa possam aumentar, gerando maior lucratividade para a empresa. Nesse sentido, o Google Ads pode auxiliar muito na postagem de conteúdos para os usuários.

O remarketing é uma ferramenta que permite identificar clientes na internet e suas pesquisas de produtos ou serviços, para oferecer resultados relacionados na forma de anúncios, quando se navega por outros sites ou na abertura de e-mails.

Portanto, essa ferramenta tem a capacidade de mostrar a mensagem certa, para os consumidores certos de chave combinada boca estrela, no momento certo, e ao alcançá-los pode aumentar muito as chances de conversão.

Para um bom remarketing é necessário um canal de comunicação para identificar o interesse dos clientes e outro para que os anúncios e propagandas possam ser exibidos para esses mesmos clientes, como Whatsapp, por exemplo.

Normalmente, o canal de identificação do interesse são as páginas da internet, como links ou sites de portão de correr articulado e ele pode gerar impacto e engajamento mais de uma vez, para pessoas que um dia demonstraram interesse no produto.

Mesmo que o nome dessa técnica seja um pouco estranho, muitos já foram alvo dela. Isso acontece quando um consumidor, ao visitar uma loja online, deixa algum item no carrinho de compras e depois é avisado por e-mail para concluir a compra.

Ou ocorre, também, no caso de um cliente visualizar banners e anúncios durante a pesquisa de lavanderia a seco perto de mim, realizada anteriormente, sem fechar a compra do serviço.

O envio de um e-mail para que o consumidor seja lembrado e outras ações nesse sentido, incentivam-no a retornar e decidir sobre o que pretende ou não fazer com relação ao que foi pesquisado.

Como a ferramenta de remarketing funciona?

Diante da possibilidade de interagir com pessoas que já entraram em contato com anúncios ou sites por mais de uma vez e mostraram interesse no produto ou serviço, ao colocá-los no Facebook, por exemplo, ele precisa saber quem são essas pessoas.

Por isso, tanto o Facebook como outras redes de publicação de anúncios disponibilizam ferramentas para a identificá-las, antes que o anúncio seja de fato criado e lançado.

Há duas maneiras de fazer campanhas de remarketing, a primeira é pela lista de e-mails, que fornece os dados dos clientes, e a segunda é pelo uso do pixel que precisa ser instalado no site da empresa.

Diferença entre remarketing e retargeting

Os dois nomes são muito parecidos, por isso, há confusão entre eles, mesmo que as propostas sejam semelhantes, porém, não são sinônimos. 

Retargeting, vem do inglês “target”, que significa “alvo”. Ele usa mídias pagas, assim como o remarketing, que significa engajar um usuário de crachá com chip, que já possua contato com a mídia. 

A diferença é que o remarketing é uma estratégia direcionada para e-mail e o retargeting é direcionado para as mídias pagas em redes sociais ou do Google, por exemplo.

São métodos diferentes, mas que podem ser utilizados ao mesmo tempo, para impactar novamente clientes de um site ou uma pessoa que está pesquisando sobre um negócio de espuma acústica hexagonal pela internet.

Importância do remarketing para a empresa

É importante porque possibilita “refrescar” a memória de pessoas que já foram impactadas pelo conteúdo de uma campanha ou que entraram no site de uma empresa pesquisando produtos ou serviços.  

Isso porque a decisão de comprar algo online envolve diversos fatores além do preço, indo desde um dispositivo usado pelo lead, até as avaliações feitas pelos compradores.

Portanto, muitos empreendedores necessitam de mais de uma interação com o cliente de envelope A4 personalizado empresa, para efetivar a venda. 

Sendo dessa forma, uma das formas mais eficientes para retomar esse contato em redes sociais como o Facebook e o Google Adwords.

Portanto, o remarketing é a opção mais inteligente para apresentar ao leitor os melhores motivos para que ele adquira um produto. E esses motivos são muito importantes para as vendas efetivas.

Muitos desistem da compra enquanto visitam uma página de vendas porque possuem pouco interesse no que uma empresa possa estar oferecendo.

Porém, quando as pessoas recebem o remarketing o produto pode ser visto de novo e comprado, como não foi feito anteriormente por elas, concluindo a aquisição.

Quais são as melhores formas de aplicar o remarketing?

A lista a seguir mostra alguns cenários onde a aplicação dessa técnica pode ser utilizada na promoção de produtos, por exemplo, ou em outras situações, tais como:

  • Quando as pessoas abandonam a página de vendas;
  • Quando o interesse é trazer os clientes de volta;
  • Quando um produto está sendo lançado, sem usar e-mail;
  • Quando a intenção é vender um segundo produto.

O abandonarem a página de vendas ou é porque elas não estão preparadas para comprar ou o momento para o pagamento não é apropriado ou porque não tiveram interesse no produto.

É justamente nessa hora que o remarketing é indicado, ou seja, fazer outros anúncios para chamar as pessoas de volta, relembrando-as das ofertas ou reafirmando a qualidade do serviço da fábrica pão de queijo.  

Dito isso, quando os clientes já leram algum conteúdo postado anteriormente, essa técnica faz com que os leitores de topo de funil sejam direcionados para um conteúdo mais voltado para que a sua conversão seja realizada.

Por exemplo, se a empresa tem um blog sobre coxinha e o objetivo é vender um curso de como fazer coxinha, é possível criar conteúdo adequado ao nível de conhecimento do leitor, levando para ele novas postagens até transformá-lo em um comprador.

Quando o caso é o lançamento de um produto, a liberação da compra deve durar apenas em alguns períodos. 

Portanto, durante esse tempo o carrinho de compras deve ficar aberto e e-mails devem ser enviados para os possíveis compradores.

E, uma das maneiras de potencializar a mensagem enviada é criando anúncios para a lista de interessados, onde eles podem ser impactados e decidirem pela compra, obviamente aumentando os lucros da empresa.

Agora existe o fato da venda de um segundo produto, também, que é muito mais fácil de ser realizada para quem já tem a experiência de compra no site, do que conquistar um comprador novo.

Pensando nisso, o remarketing pode criar anúncios de outros produtos para os já experientes em compras no site, aumentando o valor médio gasto por cada um deles.

As vantagens desta técnica

Investir nessa aumenta significativamente as vendas dos negócios. Ela tem grande influência na decisão de compra do cliente. 

A lista mostra algumas vantagem em aplicá-lo, por exemplo:

  • Visibilidade de uma marca;
  • Segmentação do público-alvo;
  • Aumento na taxa de conversão;
  • Aumento do ROI (Retorno do Investimento Aplicado).

Existem algumas estratégias de remarketing que podem potencializar a marca de um produto ou serviço, para aumentar a conversão de vendas, conquistando ótimos resultados para lojas virtuais.

Por exemplo, utilizar o Google Display Network, para incorporar textos, imagens ou vídeos nas propagandas, e enviar anúncios personalizados por meio de e-mails para os clientes em potencial.

Além de mostrar os anúncios das marcas, por meio das redes sociais, para pessoas que visitaram o site da empresa, mas não realizaram uma compra.

Buscar por consumidores que realizaram pesquisa por palavras-chave, mesmo que não tenham visitado um site específico.

Considerações finais sobre o remarketing

Essa estratégia permite à empresa diferenciar os conteúdos, de acordo com o perfil de cada lead porque o número de dados encontrados no ambiente online segmentam melhor o público-alvo.

O remarketing é capaz de mostrar a mensagem certa, na hora certa, para o cliente certo fazendo com que esse alcance possa fazê-lo comprar um produto ou serviço, pois a taxa de conversão aumenta.

Quando o investimento é em vídeo marketing a mensagem da marca chega a um público maior e mais diversificado, aumentando as chances de efetivar vendas.

A marca de um produto ou serviço acaba sendo reconhecida e ficando na memória dos consumidores, que não exitam em comprá-la diversas vezes, mesmo que em um primeiro momento tenham abandonado o carrinho de compras.

O remarketing é a ferramenta para que as empresas mantenham contato com um consumidor e que permite ir atrás dele nas redes sociais ou nos nichos do mercado, com o objetivo de manter a comunicação mais aberta e clara

A estratégia de remarketing quando bem formulada, traz de volta clientes que desistiram de suas compras, mas que podem voltar à elas, quando impactados pelos conteúdos adequados. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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