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Vendas online: vantagens e desvantagens

A quantidade de usuários que optam por comprar pela internet não para de crescer e com isso, muitas empresas que têm lojas físicas passaram a pensar em ter uma loja virtual como forma de aumentar as vendas.

No entanto, sempre surge a dúvida: é realmente vantajoso apostar em vendas online? Se é um dos que tem essa questão ainda não resolvida, venha conosco e conheça as vantagens e desvantagens de vender pela web.

Principais vantagens de ter uma loja virtual

Se atua com a venda de roupas ou produtos de uso mais específico, como vendas de bisnaga de plástico, por exemplo, saiba que há muitas vantagens em investir em plataformas online de vendas, como:

  • Funcionamento sem interrupção: as lojas virtuais diferente das lojas físicas não tem limitação de horário de funcionamento, o que é um grande benefício, já que proporciona vender em qualquer horário, em qualquer região e todos os dias da semana;
  • Valor competitivo: para ter uma loja online não demanda um vultoso aporte financeiro, com um pouco investimento, é possível ter uma loja eficiente. Além disso, os custos de operação também são reduzidos, se comparado a uma loja física, que necessita de funcionários, energia elétrica, equipamentos, entre outros;
  • Ampla disponibilidade: o cliente que, por exemplo, quer comprar uma chave de nível, pode realizar a aquisição em qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, desde computadores a tablets e celulares;
  • Permite inserir mais formas de pagamentos: uma loja virtual pode contar com diferentes maneiras de pagamentos, como cartão de crédito, transferência bancária e boletos. A variedade de formas, facilita a decisão de compra do cliente;
  • Facilita o relacionamento com clientes; por meio de chats e espaços de comentários, a marca consegue estreitar a relação com o consumidor, algo valioso para o aumento da fidelização.
  • Possibilita criar campanhas: nas lojas online é possível produzir anúncios, banner, entre outras estratégias que potencialize as vendas.

Desvantagens da venda online

Ter uma loja virtual é uma opção vantajosa para empresas que vendem produtos, já que eles podem ser facilmente visualizados, o que não acontece com alguns tipos de serviços, que demanda um contato mais profundo com o cliente, como, por exemplo, o serviço de demolição controlada, no qual os contratos são fechados com empresas.

Outra questão que representa uma desvantagem são os recorrentes golpes virtuais, que exigem investimentos em segurança para evitar prejuízos financeiros.

Mais um fator que pode trazer dificuldades de vender online é a logística. Caso a loja não tenha um bom esquema de entrega, não vai conseguir cumprir prazos e, consequentemente, irá perder clientes, o que impossibilita alcançar o sucesso.

É possível ter uma loja online sem custos?

Sim, é possível, pois há plataformas gratuitas, como o Wix, Webstars, Mozello, Jimdo, entre outras, que são boas opções para experimentar vender online, sem correr o risco de perder investimentos.

A conclusão, é que ter uma loja virtual, é sim uma boa decisão para os negócios. O que é necessário, é planejamento para obter resultados. 

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