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Marketing digital no mercado odontológico

Com o avanço do mercado, o marketing vem apresentando um crescimento cada vez maior, e com a era digital o marketing digital tem sido cada vez mais necessário. Neste texto vamos te ajudar a como trabalhar o marketing no meio da odontologia.

Marketing odontológico

O marketing odontológico, seja para uma clínica particular ou para um plano odontológico, é muito importante e se resume em estratégias e técnicas de marketing direcionados à odontologia.

Essas estratégias têm como objetivo trazer o negócio odontológico para a internet. E para que ele apresente um bom resultado e que alcance aquilo que se espera é necessário que ele seja bem estruturado, através dele você precisa definir o perfil dos seus pacientes, as oportunidades de mercado e os diferenciais da clínica.

Depois de definidos estes pontos, você poderá se comunicar melhor com seu público através da internet. No mundo atual o negócio que não marca presença na internet, acaba passando despercebido.

Por isso, é importante que você coloque todas essas estratégias em ação e assim dê destaque ao seu negócio. Mas para que você comece a colocar em prática essas ações, você precisa antes saber as regras de divulgação para clínicas odontológicas.

Conheça as regras de divulgação para clínicas odontológicas

Antes de colocar essas medidas em prática, você precisa saber que o marketing odontológico possui algumas restrições. O Conselho Federal de Odontologia (CFO), definiu algumas práticas como sendo ilegais pelo código de ética.

Por isso, antes de começar a adotar essas medidas você precisa estar ciente das normas deste documento. Assim, você não corre o risco de comprometer a imagem de sua clínica. Veja aqui algumas das regras que você precisa conhecer.

As fotos de “antes e depois” não podem ser usadas como recurso de marketing ou divulgação.

Os anúncios da clínica não podem divulgar os preços e formas de pagamento dos procedimentos. O valor só poderá ser passado diretamente para o paciente, se ele solicitar por algum meio de contato.

Sua clínica não pode divulgar procedimentos ou técnicas sem a comprovação científica. Também os equipamentos e instalações que não estejam validados pelos órgãos competentes.

Outra infração ética é criticar as técnicas usadas por outros profissionais como ultrapassadas ou inadequadas.

É proibido oferecer tratamentos gratuitos com o objetivo de atrair pacientes ou promover o consultório.

O nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica deve estar nas divulgações do consultório, e também o nome do dentista responsável pela clínica.

Como desenvolver uma estratégia de marketing odontológico

E para garantir que suas estratégias de marketing estejam alcançando o resultado esperado, o ideal é que você tenha um plano de marketing para seu negócio. Pensando nisso, separamos alguns passos para você colocar em prática em seu negócio.

1.  Entenda quem é o seu público

Algo importante que você precisa entender sobre o marketing digital trabalha com públicos definidos, por isso se você quer falar com todos, saiba que seu marketing não será eficaz.

Trace o seu público alvo e defina quem você irá alcançar com suas estratégias. Entenda quem são os pacientes que tem a ver com a proposta da sua clínica, procure conhecer as necessidades de seus pacientes e tente suprir essas necessidades que o seu público possui.

Uma dica para definir o perfil semi fictício de seus pacientes, é dar um nome a essa persona e trace a sua personalidade, anseios e momento de vida. Desta forma, será mais fácil visualizar quem é o seu público e focar os esforços nos lugares certos.

2. Facilite o contato do paciente com a clínica

Você precisa facilitar o contato de seu paciente com sua clínica, muitas clínicas divulgam o negócio, mas não dão aos clientes meios para entrarem em contato. Muitas vezes dão apenas uma opção de meio de comunicação e que sempre apresenta dificuldades na hora de realizar a comunicação.

Por isso, dê ao cliente mais de um meio para se comunicar com seu negócio e zele pelo atendimento, ofereça suporte a seu cliente.

4. Marque presença em portais de dentistas

Existem portais onde os pacientes encontram recomendações de dentistas e clínicas odontológicas, e é muito importante que você esteja presente nestes sites. Desta forma, você poderá alcançar muito mais clientes.

5. Use o poder do Google AdWords

Essa é uma ferramenta do Google que permite anunciar nos resultados de buscas e em sites parceiros. É um dos canais mais eficazes para gerar resultados a curto prazo, aqui você tem chances de aparecer em suas pesquisas, bem no momento que a pessoa estiver buscando pelos procedimentos oferecidos.

E você só paga quando o anúncio for clicado ou exibido mil vezes. Assim, as chances de resultados aumentam e você otimiza os investimentos em marketing.

6. Anuncie também no Facebook

Outra boa estratégia de Marketing Digital é anunciar nas redes sociais. As pessoas não estão nas redes sociais apenas para se divertirem, por isso divulgar sua clínica nesses canais é importante para aumentar a presença de seu negócio.

Invista em conteúdo de qualidade e fotos e vídeos profissionais. Você pode oferecer dicas de cuidados e de saúde para os seus pacientes, tire as dúvidas que eles tiverem, isso irá te ajudar a ganhar mais confiança.

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